Fronteiras de saberes
Resumo
As temáticas tratadas na coletânea possuem como meta agregar valor ao propósito de discutir a ciência produzida e democratizada na Amazônia no presente. Uma ciência que, em termos de fomento e divulgação, teve seu período áureo de 2003 a 2012, concomitante à ampliação de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) na Região Norte, vindo a passar, atualmente, por tempos de contradições e ambiguidades.
De toda sorte, apresentam-se possibilidades singulares de percepções relacionadas à interdisciplinaridade e como esse segmento do saber tende a se organizar em torno de necessidades contemporâneas de acesso livre a conhecimentos construídos na região, sobretudo em espaços de fronteiras e divisas.
Tomando o suposto enquanto marco problemático, neste livro o conjunto de organizadores procurou dar visibilidade a estudos multicampi, enfocando Brasil e Colômbia, o que ocorreu em razão de efetividades de relatos acadêmicos e reconhecimentos diversos acerca do que Ufam, UEA e UNAL produzem nos dias de hoje em termos de ciência amazônica.
O resultado foi uma profusão de pesquisas com epistemes múltiplas dentro de um eixo comum, a Amazônia. O que se apresenta são complexidades e dinâmicas segundo pontos de vista transversais.
Boa leitura
Prof. Dr. Renan Albuquerque
Universidade Federal do Amazonas