Fronteiras de saberes

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Michel Justamand
  • Camilo Sanchez
  • Josenildo Souza

Resumo

As temáticas tratadas na coletânea possuem como meta agregar valor ao propósito de discutir a ciência produzida e democratizada na Amazônia no presente. Uma ciência que, em termos de fomento e divulgação, teve seu período áureo de 2003 a 2012, concomitante à ampliação de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) na Região Norte, vindo a passar, atualmente, por tempos de contradições e ambiguidades.

 

De toda sorte, apresentam-se possibilidades singulares de percepções relacionadas à interdisciplinaridade e como esse segmento do saber tende a se organizar em torno de necessidades contemporâneas de acesso livre a conhecimentos construídos na região, sobretudo em espaços de fronteiras e divisas.

 

Tomando o suposto enquanto marco problemático, neste livro o conjunto de organizadores procurou dar visibilidade a estudos multicampi, enfocando Brasil e Colômbia, o que ocorreu em razão de efetividades de relatos acadêmicos e reconhecimentos diversos acerca do que Ufam, UEA e UNAL produzem nos dias de hoje em termos de ciência amazônica.

 

O resultado foi uma profusão de pesquisas com epistemes múltiplas dentro de um eixo comum, a Amazônia. O que se apresenta são complexidades e dinâmicas segundo pontos de vista transversais.

 

Boa leitura

Prof. Dr. Renan Albuquerque

Universidade Federal do Amazonas

Biografia do Autor

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Comunicação Social, MSc em Psicologia Social, Dr. em Sociedade e Cultura da Amazônia. Professor da Ufam/Icsez (colegiado de jornalismo, polo Parintins).

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Rodrigues, R. A., Justamand, M., Sanchez, C., & Souza, J. (2016). Fronteiras de saberes. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 330–617. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2822

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>