O outro lado do índio: representações sociais na mídia
Abstract
A mídia atualmente além de ser a principal fonte de informação da sociedade, também possui papel decisivo na formação da opinião pública. Através de sua atuação, divulga ideias e valores e, muitas vezes, reforça a ideologia dominante, cria e fortalece estereótipos. O artigo intitulado O Outro Lado do Índio: representações sociais na mídia, por considerar relevante a atuação social da mídia, tem o objetivo de analisar a imagem do indígena presente em matérias do site Notícias Agrícolas, para observar se elas apresentam discursivamente o indígena de forma estereotipada. O marco teórico é composto pela Teoria Análise do Discurso (AD) de linha francesa, conceitos-chave sobre Jornalismo e por pesquisas que refletem sobre a imagem indígena. Principalmente serviram de base os trabalhos de Michel Pêcheux (2002); Dominique Maingueneau (2004); Sírio Possenti (2005); Orlandi (2002); Maria Silva (2005), autores que discutem a AD; trabalhos de Marcos Terena (2000) e Rinaldo Arruda (2001), que tratam sobre a imagem indígena e estudos de Nilson Lage (2006), Felipe Pena (2012), Luiz Amaral (2008), que refletem sobre a atuação jornalística. Esta pesquisa configura-se como bibliográfica e utiliza à abordagem analítico-indutiva, para se analisar as notícias e, a partir dos resultados encontrados, elaborar hipóteses gerais para o fenômeno estudado. Espera-se com esta pesquisa acerca da imagem indígena fomentar as reflexões sobre como povos nativos são representados nas matérias no site Notícias Agrícolas.
Palavras-chave: Formações Discursivas; Análise do Discurso; Notícia; Sujeito; Indígena.