DEFICIÊNCIA VISUAL: POLÍTICAS, ESTRATÉGIAS, ENSINO E PRÁTICAS DOCENTES EM SALAS REGULARES

Autores

  • Marceli Damasceno Rodrigues
  • Jusiany Pereira da Cunha dos Santos
  • Eliane Regina Martins Batista
  • Eulina Maria Leite Nogueira

Resumo

A temática da educação inclusiva avança e segue sendo objeto de reflexões abrangentes no âmbito do ensino, principalmente, no que se refere às práticas exercidas no cotidiano escolar. Com esta finalidade, este trabalho tem por objetivo analisar as produções científicas selecionadas por estarem relacionadas à deficiência visual e às práticas do ensino inclusivo. A efetivação da educação inclusiva é importante, sendo respaldada por leis que a asseguram, porém, efetivamente essas leis não são cumpridas como proposto. As escolas com alunos inclusos enfrentam grandes barreiras, nas quais se destacam as principais temáticas discutidas: a formação profissional e a prática na sala regular e no AEE. O trabalho teve como método a revisão bibliográfica integrativa, que permitiu analisar, refletir e averiguar os materiais selecionados, discutindo os pontos primordiais do ensino inclusivo. A partir dessas análises, constatou-se que muitas são as dificuldades enfrentadas no ensino inclusivo, destaca-se a adaptação do ambiente escolar, baixo investimento na formação contínua dos docentes e o acesso de recursos assistivos e adequados. Esses pontos são cruciais para o desenvolvimento integral do aluno, e sua escassez evidencia o descompasso da realidade educacional.

Palavras-chave: Deficiência Visual; Inclusão; Práticas; Ensino Regular; Docente.

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Publicado

2025-01-02

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