Práticas educativas na educação especial com foco na educação inclusiva no Amazonas
Resumo
Estudar a importância da educação inclusiva no Brasil é extremamente fundamental, pois, é sabido que ao longo da história este grupo de pessoas estiveram à margem, seja no âmbito educacional, seja no social. Quando se volta o olhar mais limitado para o Amazonas, é possível evidenciar ainda mais o “descaso” para com este público. O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar como vêm ocorrendo as práticas educativas na Educação especial com foco na Educação inclusiva no Amazonas. Foi realizada uma revisão integrativa de 2020 a 2024, na base de dados do periódico da Capes, no campo acervo, buscar assunto e depois busca avançada. O descritor aplicado foi “educação inclusiva” ou “inclusão”. Os critérios de exclusão utilizados: artigos científicos não revisados por pares, prefácio de livro e entrevista. Os critérios de inclusão: artigos científicos em língua portuguesa, recorte temporal dos últimos 5 anos, ou seja, de 2020 a 2024 e contemplar em seu título o termo “educação inclusiva” e/ou “inclusão”. A partir deste critério foram estabelecidas categorias de análises. Os resultados evidenciaram que há uma lacuna na produção científica que trate sobre a temática da educação especial e/ou educação inclusiva no Amazonas.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação Especial. Inclusão. Práticas educativas.
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