O Egresso na Perspectiva do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES

Autores

  • Merlotti Fabiano
  • Renato Abreu Lima
  • Euricléia Gomes Coelho

Resumo

Ao longo das últimas décadas, os cursos de ensino superior precisam ser avaliados a partir do Sistema Nacional de Avaliação da educação Superior (Sinaes), para obterem a renovação do reconhecimento, dessa forma, passou-se a considerar a avaliação como um componente essencial das reformas educacionais, alinhando essas reformas aos amplos objetivos sociais e econômicos estabelecidos no cenário da globalização. Nesse contexto o egresso tem um papel essencial na avaliação da educação superior. Além de ser considerado um novo fator promotor de qualidade, junto com inovações tecnológicas, cooperação internacional e empreendedorismo, o acompanhamento dos egressos é agora reconhecido como uma política institucional importante. Portanto, este artigo tem como objetivo descrever o estado do conhecimento acerca de como os programas de pós-graduação no Brasil estão desenvolvendo pesquisas sobre a avaliação das IES com ênfase no feedback dos seus próprios egressos. Para alcançar esse objetivo foi feito um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “egressos” e “avaliação institucional”. Como resultado, apenas 3 dissertações, que que se aproximam do campo da pesquisa, foram encontradas. Nessas dissertações selecionadas, abordam a avaliação a partir dos egressos, mais no sentido de cumprir as diretrizes estabelecidas pelo SINAES do que para analisá-las como política, questionar seus critérios ou discutir as possibilidades de colaboração com os egressos, seus impactos e como um parâmetro para a melhoria educacional no país.

Palavras-chave: Egresso; Avaliação; Ensino superior; Pós-graduação; SINAES.

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Publicado

2025-01-02

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