DNA VEGETAL NA SALA DE AULA
O ENSINO-APRENDIZAGEM EM BOTÂNICA
Palavras-chave:
Ensino, Ciências, LaboratórioResumo
Atualmente, o termo DNA ganhou tamanha abrangência que atrai os noticiários. E
abordar esse tema de forma contextualizada é um grande desafio, pois se sabe que o ensinoaprendizagem
é importante quando se tem a união da teoria com a prática. Com isso, o objetivo
deste trabalho foi demonstrar para os alunos como podemos extrair e identificar o DNA vegetal
da A. vera. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Integral
Brasília, situado em Porto Velho-RO com uma turma da segunda série do ensino médio atendendo
22 alunos. O trabalho foi dividido em quatro etapas, sendo a primeira etapa consistindo na
aplicação do pré-teste; na segunda etapa, os alunos tiveram aulas teóricas com auxílio de recursos
multimídias, onde foi verificado o conceito, a importância cosmética e medicinal da babosa; na
terceira etapa, os alunos aprenderam a extrair o DNA vegetal conforme demonstrado na aula
teórica e na quarta e última etapa houve a aplicação do pós-teste. A aplicação do pré e pós-teste
teve como objetivo descobrir o que os alunos sabiam e aprenderam sobre o conteúdo de extração
de DNA. Os resultados obtidos com esse trabalho foram satisfatórios, onde foi possível extrair e
visualizar o DNA da A. vera por meio de um protocolo simples e adaptado.