O estado do conhecimento das pesquisas sobre Astronomia para pessoas com deficiência visual

Autores

  • Cleison da Silva Correia
  • Elizabeth Tavares Pimentel
  • Vanessa Silva Lustosa
  • RENATO ABREU LIMA

Resumo

Embora as políticas sejam importantes para processo de inclusão do aluno com deficiência visual, só elas não garantem efetivamente a inclusão desses alunos. Assim, entende-se que muito ainda precisa ser feito em relação à inclusão efetiva da pessoa com deficiência em todos os espaços sociais. No contexto da educação inclusiva em Astronomia, este trabalho buscou fazer o levantamento do estado do conhecimento de pesquisas que tratam sobre a Astronomia para pessoas com deficiência visual. Para este levantamento estabeleceu-se como recorte temporal o período de 2000 a 2024, nas bases: Produções Científicas do PPGECH, Revista Ensino de Ciências e Humanidades (RECH), Banco de Dissertações do PPGECH, Portal de periódico da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir desse levantamento, verificou-se que ocorreu um crescimento nos últimos 7 anos do número de trabalhos que tratam dessa temática e que estes apresentaram dois enfoques: prático-aplicáveis que se referem a abordagens de construção e/ou aplicação de materiais didáticos; e investigativo-teórico que engloba pesquisas bibliográficas, estudos pedagógicos, etc. Portanto, esta pesquisa contribui na constituição de um levantamento que permitirá conhecer mais sobre essa temática e que esta contribuirá com futuros estudos acadêmicos sobre educação inclusiva para a pessoa com deficiência visual. 

Palavras-chave: Levantamento bibliográfico; Astronomia; Inclusão; Cego.

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Publicado

2025-01-02

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