O estado do conhecimento das pesquisas sobre Astronomia para pessoas com deficiência visual
Resumo
Embora as políticas sejam importantes para processo de inclusão do aluno com deficiência visual, só elas não garantem efetivamente a inclusão desses alunos. Assim, entende-se que muito ainda precisa ser feito em relação à inclusão efetiva da pessoa com deficiência em todos os espaços sociais. No contexto da educação inclusiva em Astronomia, este trabalho buscou fazer o levantamento do estado do conhecimento de pesquisas que tratam sobre a Astronomia para pessoas com deficiência visual. Para este levantamento estabeleceu-se como recorte temporal o período de 2000 a 2024, nas bases: Produções Científicas do PPGECH, Revista Ensino de Ciências e Humanidades (RECH), Banco de Dissertações do PPGECH, Portal de periódico da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A partir desse levantamento, verificou-se que ocorreu um crescimento nos últimos 7 anos do número de trabalhos que tratam dessa temática e que estes apresentaram dois enfoques: prático-aplicáveis que se referem a abordagens de construção e/ou aplicação de materiais didáticos; e investigativo-teórico que engloba pesquisas bibliográficas, estudos pedagógicos, etc. Portanto, esta pesquisa contribui na constituição de um levantamento que permitirá conhecer mais sobre essa temática e que esta contribuirá com futuros estudos acadêmicos sobre educação inclusiva para a pessoa com deficiência visual.
Palavras-chave: Levantamento bibliográfico; Astronomia; Inclusão; Cego.
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