O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DOS MUNICÍPIOS DE ATALAIA DO NORTE E BENJAMIN CONSTANT – AM
Palavras-chave:
Representatividade, Espaços não-formais, Amazônia, DocênciaResumo
Esta pesquisa trata-se da caracterização do papel social do professor em comunidades ribeirinhas dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant – AM. Este trabalho mostra dados obtidos por meio dos relatos dos comunitários e professores de duas comunidades ribeirinhas e objetivou-se analisar o papel social dos professores de Ensino Básico em duas comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas. Trabalhou-se com abordagem indutiva, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista. A análise dos dados se deu por meios de tratamentos quanti-qualitativos. Os dados obtidos nas duas comunidades demonstram que o papel social do professor transcende sua carreira profissional e a figura do professor para o grupo social decorre da aceitabilidade que este grupo tem em relação a ele. Aponta-se, ainda, que as dificuldades em atuar como docentes nesses locais ainda são inúmeras, mas com possibilidades infinitas, principalmente quando toma o espaço físico e histórico da Amazônia como um espaço de aprendizagem. Neste sentido, destaca-se que a formação de profissionais oriundos desses locais é uma das possibilidades de minimizar algumas das principais dificuldades do exercício da docência em comunidades ribeirinhas. Considera-se que o debate deste tema deve ser intensificado durante a formação de docentes, enfatizando a importância desse profissional para a educação local.