O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DOS MUNICÍPIOS DE ATALAIA DO NORTE E BENJAMIN CONSTANT – AM

Autores

  • Luís Medardo Namutche Rivera Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • João Paulo Montalvão Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Tales Vinícius Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Larissa de Souza Saldanha Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Representatividade, Espaços não-formais, Amazônia, Docência

Resumo

Esta pesquisa trata-se da caracterização do papel social do professor em comunidades ribeirinhas dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant – AM. Este trabalho mostra dados obtidos por meio dos relatos dos comunitários e professores de duas comunidades ribeirinhas e objetivou-se analisar o papel social dos professores de Ensino Básico em duas comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas. Trabalhou-se com abordagem indutiva, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista. A análise dos dados se deu por meios de tratamentos quanti-qualitativos. Os dados obtidos nas duas comunidades demonstram que o papel social do professor transcende sua carreira profissional e a figura do professor para o grupo social decorre da aceitabilidade que este grupo tem em relação a ele. Aponta-se, ainda, que as dificuldades em atuar como docentes nesses locais ainda são inúmeras, mas com possibilidades infinitas, principalmente quando toma o espaço físico e histórico da Amazônia como um espaço de aprendizagem. Neste sentido, destaca-se que a formação de profissionais oriundos desses locais é uma das possibilidades de minimizar algumas das principais dificuldades do exercício da docência em comunidades ribeirinhas. Considera-se que o debate deste tema deve ser intensificado durante a formação de docentes, enfatizando a importância desse profissional para a educação local.

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Publicado

2019-01-04