METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BOTÂNICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Autores

  • Daniela de Moraes Batista
  • Renato Abreu Lima

Resumo

Repassar o conhecimento de diversas formas é importante para aprendizagem do aluno, determinado como o mesmo irá assimilar os conhecimentos, com isso é importante avaliar de que forma irá ser aplicado os assuntos. A botânica é um tema que pode ser trabalhado de diversas maneiras, adentrando no ensino de biologia com essa temática. Logo o objetivo é fazer um levantamento bibliográfico de quais metodologias são usadas no Ensino de Biologia para ensinar a temática botânica. Esta pesquisa é de cunho qualitativa, o levantamento dos artigos foi realizado na base de periódicos (CAPES), nos anos de 2020 a 2024, utilizando as palavras-chaves “metodologias, ensino de Botânica e ensino de Biologia”, encontrado assim 67 resultados acerca da temática, posteriormente aos critérios apareceram 30 artigos, foi feita uma análise dos títulos, dos resumos e do artigo na íntegra, quando necessário restando assim 9 artigos. As metodologias encontradas nos artigos foram; produção de um guia para as aulas práticas de botânica; herbário de plantas medicinais, dois abordando aula experimental, jardim sensorial, dois abordando aula prática, feiras de ciências e botânica no cordel. Os textos resultaram em uma variedade de temas envoltos na temática, isso é muito interessante, pois não foi abordado só um conteúdo em si, foi possível identificar um olhar interdisciplinar e multidisciplinar nos artigos isso é muito bom, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem aluno/professor. Portanto este estudo se tornar viável é importante, pois nele temos opções de metodologias e práticas pedagógicas que podem ser usadas por outros professores.

Palavras-chave: aula experimental; ensino de ciências; práticas pedagógicas.

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Publicado

2025-01-02

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