O ENSINO DE BIOLOGIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM BOTÂNICA
Resumo
O Ensino de Biologia voltada para Botânica tem como finalidade oferecer um conhecimento vasto de plantas que em sua maioria é desconhecida, principalmente quando se trata de plantas que podem ser consumidas pelo ser humano, demonstrando assim, a preocupação de se utilizar estratégias de ensino que mostre a importância que elas possuem para a sobrevivência da vida na terra. Diante disso, a presente pesquisa se objetivou em realizar uma revisão da literatura, com o intuito de analisar como o tema das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) vem sendo abordado no Ensino de Biologia, como forma de compreender como está o panorama da divulgação cientifica em Botânica no Brasil, além de demonstrar a importância que a Alfabetização Científica possui em formar cidadãos críticos e conscientes. Com base nisso, foi analisado a variedade de estratégias que vêm sendo utilizadas no Ensino de Biologia enfatizando as PANC. No entanto, notou-se a nível Brasil, que são poucos os estados que divulgam como a temática vem sendo abordada, demonstrando assim a necessidade de se pensar formas de contextualizar os conceitos botânicos, para mostrar a importância que essas plantas possuem, seja na alimentação, ou como aliadas na manutenção do clima no planeta.
Palavras-chave: PANC; ensino de botânica; impercepção botânica.
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