AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as avaliações externas no contexto educacional brasileiro. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica do tipo integrativa em que foi utilizado como objeto de estudo artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2019 a 2023. O trabalho buscou responder como questão problemática as implicações e perspectivas das avaliações externas para a qualidade da educação. Considerando esses aspectos é apresentado uma breve contextualização histórica das avaliações externas e a relação com qualidade educacional a luz dos autores que trazem contribuições a respeito da temática. A pesquisa nos mostra a forte influência das avaliações na regulação dos sistemas educacionais, sugerimos com isso a necessidade de se refletir sobre o equilíbrio entre as avaliações externas e a realidade por meio das práticas pedagógicas afim de se incluir aspectos qualitativos ao se analisar a qualidade educacional.
Palavras-chave: Avaliação externa; Qualidade da educação; Contexto educacional.
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