UMA REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com ênfase na revisão de literatura que objetiva investigar e analisar os debates atuais envolvendo as práticas de leitura e escrita na educação infantil. No decorrer da investigação, foram encontrados um total de 230 artigos, e a partir dos critérios delimitados foram selecionados 8 trabalhos, sendo estes organizados e analisados em 2 grupos, o primeiro grupo destaca de maneira geral as concepções sobre a presença de atividades que promovem o desenvolvimento da leitura e escrita, enquanto o segundo grupo destaca os trabalhos voltados aos cursos de formação inicial e continuada enquanto campo de preparação e capacitação de profissionais para atuarem com essas aprendizagens na educação infantil. De modo geral, os dados encontrados mostram que as discussões realizadas nos artigos giram em torno do ensino pautado na interação e na promoção de situações de uso social da língua, mas é importante destacar que são poucos os artigos que discutem práticas específicas de trabalho com a leitura e escrita nessa etapa. Além disso, os resultados evidenciam que também são poucos os artigos que discutem a importância de formações voltadas para o trabalho com foco nessas aprendizagens.
Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Escrita; Concepções de ensino.
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