A educação do campo no ensino médio presencial mediado por tecnologia em territórios rurais do Amazonas: uma revisão integrativa de 2007 a 2024
Resumo
Em 2007, o governo do Amazonas implementou o ensino médio presencial mediado por tecnologia nos municípios do estado. Compreendendo o avanço tecnológico como inerente ao movimento do capitalismo, esta pesquisa, de revisão bibliográfica do tipo integrativa, tem como objetivo identificar e analisar o ensino médio mediado por tecnologia no Amazonas em estudos que dialoguem com a política de educação do campo do país. Na perspectiva da teoria crítica da educação, e seguindo as etapas de uma revisão integrativa propostas por Botelho, Cunha e Macedo (2011), definiu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como base de dados. Buscou-se dissertações que relacionaram o ensino mediado por tecnologia no Amazonas às diretrizes da educação do campo. Foram definidos os seguintes descritores: “educação do campo Amazonas”, “ensino médio presencial mediado tecnologia Amazonas”, “ensino médio presencial mediação tecnológica Amazonas” e “escolas do campo Amazonas”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram estabelecidas duas categorias de análises com onze dissertações selecionadas. A primeira é “ensino médio presencial mediado por tecnologia em territórios rurais do Amazonas”, e a segunda “diretrizes e princípios da educação do campo no ensino médio mediado”. A partir das categorias propostas, discutiu-se a política da educação do campo no programa ensino médio mediado por tecnologia. Considerando as duas categorias analisadas, foi possível estabelecer um panorama de estudos já realizados e identificar as críticas a essa proposta de ensino, aplicada, principalmente, nas comunidades rurais do Amazonas, bem como as problemáticas que ainda precisam ser investigadas em pesquisas futuras.
Palavras-chave: Amazonas; Capitalismo Neoliberal; Educação do Campo; Ensino Médio Mediado por Tecnologia; Revisão Integrativa.
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Referências
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