Dificuldades e possibilidades no ensino de Língua Inglesa: uma revisão de literatura sistemática

Autores

  • Bárbara Benedita Mendes Brito
  • Eliane Regina Martins Batista
  • Eulina Maria Leite Nogueira

Resumo

São diversos os desafios enfrentados pelos docentes de Língua Inglesa em escolas públicas, dentre estes, destacam-se a falta de formação continuada, desinteresse e indisciplina dos alunos, a carência de recursos educacionais tecnológicos ou materiais didáticos adequados à realidade escolar. Nesse contexto, o presente artigo intentou investigar, por meio de uma revisão de literatura sistemática, quais são as maiores dificuldades encontradas pelos professores de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, bem como, em que medida as tecnologias digitais estão sendo utilizadas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. O percurso metodológico deu-se pela revisão de literatura sistemática realizada em 2023, no recorte temporal de busca nos anos de 2014 a 2023, no banco de dados do Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados da pesquisa apontam a insatisfação da grande maioria dos docentes para com a desvalorização do componente curricular de Inglês, assim como, identificou possibilidades de estratégias de práticas pedagógicas aliadas a recursos digitais para aprimoramento das práticas docentes em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Língua Inglesa; Tecnologias; Revisão de literatura; Revisão sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, Flávius Almeda dos. Desafios postos ao professor de língua inglesa na contemporaneidade. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. v. 10, n. 1, jan./jul., p. 80-94, 2020. DOI: https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8112. Acesso em: 16 out. 2023.

CARVALHO SANTOS, Jhonatan; SABAINI DALBEN, Tatiany Pertel. O gênero textual-discursivo ‘História em Quadrinhos’ no ensino da língua inglesa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 274–289, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11551. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11551. Acesso em: 28 set. 2023.

COOPER, Jennifer Sarah; TRAJANO, João Evangelista; SOUZA, Lidiane Cristina. Desafios do ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (ILE) em escolas públicas de Santa Cruz, RN. Revista Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 43-56, jan/abr, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p43. Acesso em: 28 set. 2023.

COX, Maria Inês Paglianiri; ASSIS-PETERSON, Ana Antônia. O drama do ensino de inglês na escola pública brasileira. In: ASSIS-PETERSON, A. A. (Org). Línguas estrangeiras: para além do método. São Carlos: Pedro & João Editores / Cuiabá: EdUFMT, 2008, p. 19-54. Acesso em: 10 out. 2023.

DOS SANTOS, Denilson Marques; FAGUNDES DA COSTA, Maria Cecilia; MARQUES DOS SANTOS, Denise. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da língua inglesa e seus desafios na formação docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 787-801, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i41.6483. Acesso em: 28 set. 2023.

FERREIRA, Evelin Stefanie; JULIANO, Joice Maria Maltauro. Desafios na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia. v. 8, n. 19, p. 1-16, 2017. DOI: 10.3895/recit.v8.n19.4829. Acesso em: 15 out. 2023.

FRANCO AZEVEDO, Jéssica; SALCEDO DE OLIVEIRA, Luciani; DUARTE FERREIRA, Vera Lúcia. Tecnologias digitais: percepções de professores de inglês no contexto da escola pública. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología (TE&ET), n. 30, p. 123-131, jul./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.30.e13. Acesso em: 28 set. 2023.

GARBUIO, Luciene Maria. A internet, agência e os jogos digitais online na aprendizagem de inglês: um estudo no ensino superior de Tecnologia da Informação. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 3, p. 1878–1904, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-18. Acesso em: 28 set. 2023.

GONTIJO, Míriam Rabelo. Desafios na docência de LI em escolas públicas: percepções e vivências nas narrativas de professores. Revista X, Curitiba, v. 13, n . 2, p.15-33, 2018. DOI:10.5380/rvx.v13i2.57308. Acesso em: 28 set. 2023.

GUSMÃO, Graciene Verdécio. Crenças e Formação Docente: O professor de Língua Inglesa em foco. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 239–265, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3380. Acesso em: 28 set. 2023.

MEDEIROS, Letícia Miranda; FONTOURA, Helena Amaral da. O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 82–91, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art07. Acesso em: 28 set. 2023.

MOREIRA, Tânia Maria; RODRIGUES, Camila Solino. Observação de aulas de estágio no ensino de língua inglesa mediado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e gênero discursivo. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 2, n. 2, p. 64-84, 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v2n2p64. Acesso em: 28 set. 2023.

Periódico CAPES: https://www-periodicos-capes-govbr.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 05 out. 2023.

POLIDÓRIO, Valdomiro. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, p. 340-346, 2014. Disponível em: https://e- revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10480. Acesso em: 10 out. 2023.

PONTES, Vanessa Freitas; DAVEL, Marcos Alede Nunes. O INGLÊS NA ESCOLA REGULAR: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR. Revista X, [S.l.], v. 1, n. 0, p. 102-117, mai. 2016. DOI:10.5380/rvx.v1i0.32055. Acesso em: 28 set. 2023.

RODRIGUES, Beatriz Gama. O impacto da formação de professores de inglês realizada na Universidade Federal do Piauí: análise das escolhas profissionais de alguns egressos do curso de letras inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 210–229, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12796. Acesso em: 28 set. 2023.

RODRIGUES, Rayane Lorena Aquino; AMORIM, Mônica Maria Teixeira; TOLEDO, Stefani Moreira Aquino. As dificuldades enfrentadas por professores de Língua Inglesa na Educação Básica e a Formação Docente. In: A Humanização na Ciência, Tecnologia e Inovação. Anais do 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, 2015. Disponível em: http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/fepeg15_resumo_exp_rsa.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.

SANTOS, Jacyara Nô dos; SIQUEIRA, Sávio. Desafios contemporâneos na formação de professores de inglês: algumas contribuições dos estudos de Inglês como Língua Franca. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 3, p. 65–86, 2023. DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1458. Acesso em: 28 set. 2023.

SELHORST, Lucas Alves. O lugar da tradução no ensino-aprendizagem de inglês do século XXI. BELT, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 1-8, jan.-dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.38985. Acesso em: 28 set. 2023.

SILVA, Flávia Matias. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 1, p. 158–176, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654189. . Acesso em: 28 set. 2023.

SILVA, Kleber Aparecido da “Só é possível aprender inglês na escola de idiomas”: um repasso histórico dos trabalhos realizados no contexto brasileiro. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, MG, em 11/10/2001. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/124_silva.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

SILVA, Monise Priscila. Perspectivas e desafios do ensino da língua inglesa a partir de uma abordagem intercultural. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 2, p. 52–64, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i2.9543. Acesso em: 28 set. 2023.

SOUSA, Helenilson Ferreira de; LIMA, Francisco Renato. Os desafios docentes e as contribuições das tecnologias educacionais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: cenários contemporâneos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 218–235, jul./dez., 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969. Acesso em: 28 set. 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)