INFRAESTRUTURA ESCOLAR COMO FATOR MOTIVACIONAL NO ENSINO-ESTUDO-APRENDIZAGEM – Uma pesquisa comparada Guiné-Bissau (Mansabá)/Brasil (Humaitá-Amazonas)
Resumo
Este texto, parte de uma investigação do PPPGECH_UFAM, analisa a influência das infraestruturas escolares (IE) na motivação e no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental. A pesquisa revela que 99% dos autores concordam que a IE impacta positivamente tanto a motivação quanto o rendimento dos alunos. Destaca-se que não basta ter escolas, mas é crucial que elas sejam equipadas com recursos didáticos e materiais adequados, essenciais para um ensino eficaz. A qualidade da educação está intimamente relacionada à disponibilidade de meios nas escolas; instituições com melhores infraestruturas tendem a apresentar resultados acadêmicos superiores em comparação àquelas com recursos limitados. Assim, conclui-se que a adequada equipagem das escolas é fundamental para a motivação e o sucesso acadêmico dos alunos, especialmente na educação básica no Brasil e na Guiné-Bissau.
Palavras-chave: Ensino comparado; Infraestrutura escolar; Escola pública Guiné-Bissau (Mansabá) e Brasil (Humaitá-Am); Recursos didáticos e matéticos.
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