COMO NOS TORNAMOS PROFESSORES DE EJA

UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA

  • Adriele Texeira de Aquino Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Adriana Francisca de Medeiros Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Histórias de vida, Professor

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a história de vida de dois professores da educação de Jovens e adultos buscando-se compreender os motivos que os conduziram a tornarem-se docentes nesta modalidade e faixa etária de ensino. O processo de investigação foi conduzido em uma escola do município de Humaitá que atende a alunos dos três segmentos do período noturno. Nessa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada nos estudos de Josso (2002), Nóvoa (1992) e Bueno (2002), Passegi (2001) entre outros, todos autores que utilizam as referências da vida cotidiana de cada um dos seus personagens como meio de interpretar também a história de cada um deles.  Os dados construídos revelaram que a escolha, de ambos, pela docência na EJA foi principalmente decorrente das necessidades pessoais e não por motivação e identificação com a modalidade e público assistido. 

Publicado
2019-01-04
Seção
Artigos