Estágio docência na Pós-graduação: relato de experiência na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência sobre o que foi vivenciado durante o estágio supervisionado de docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Faculdade de Educação (FACED), no curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica, em conformidade com a Portaria n° 76/2010 da Capes e com o Regimento do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas nesse período, a metodologia utilizada para o presente relato é a observação participante, de forma que discorreremos sobre as atividades desenvolvidas, tais como: planejamento, observação, regência e avaliação. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, vislumbrando uma nova possibilidade quanto à docência no ensino superior. No entanto, é importante registrar a necessidade de aprofundar as discussões acerca dessa temática, tendo em vista os poucos aportes legais existentes e a promoção da qualidade da formação dos professores em nível superior.
Palavras-chave: Pós-graduação; Vivências; Formação docente.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marcus Vinícius Medeiros de et al. Estágio docência: concepções epistemológicas e suas influências nas metodologias de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 237-269, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=533556759001. Acesso em: 29 jan. 2023.
BATISTA, Eliane Regina Martins. Políticas de formação para o professor do ensino superior. 2011. In: BATISTA, Eliane Regina Martins. Docência no Ensino Superior: histórias de formação de professoras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM de Humaitá/AM. 2010. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0160.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 22 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. OFÍCIO 028/99/PR/CAPES, do Presidente da CAPES, Abílio Afonso Baeta Neves, datado de 26 de fevereiro de 1999.
BRASIL. Portaria Capes n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022.
CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE no 977/65. Revista Brasileira de Educação, set./out./nov./dez. 2005, n. 30, p. 7-20. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300002> Acesso em 12 jan. 2023.
FRANCO, S. A. P.; MARIANO, M. L. S. A ação docente pelo do olhar do professor: uma abordagem crítico-dialética. Argumentos Pró-educação, Pouso Alegre, v. 1, n. 3, p. 423-439, 20 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v1i3.126
GIULIANI, Caroline dos Santos et al. O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente. Periódico Horizontes, Itatiba, SP, p. 1-11, 2019.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes,1995.
INÁCIO, Amanda Lays Monteiro et al. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. R. Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.
SEEFELDT, Marta; HERRMANN, Felipe Felhberg; KRUGER, Inês Cristine Neutzling; Estágio supervisionado: um olhar de aprendizagem sobre a experiência obtida durante o estágio. In: Anais XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé: Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), 13-16 nov. 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_SEEFELDT_02093271036.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
SILVA, Givanildo da et al. A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA. Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2023.
SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. O estágio docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 140-147, 2019.
STEINBACH, Greicy; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczinsky. A formação de professores para o ensino superior: reflexões a partir do estágio de docência em uma universidade pública de Santa Catarina. Revista Devir Educação, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 1-17, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Regimento Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Humaitá: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://ppgech.ufam.edu.br/images/arquivos/Regimento/Regimento_PPGECH_2020.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para a formação de professores
universitários: relatos de experiências. In: MASETTO, Marcos (org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 77-94.