As Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências: um Estado do Conhecimento
Resumo
É importante ressaltar que no contexto educacional existem diversas estratégias didáticas (EDs) de ensino e aprendizagem que podem tornar o ensino mais dinâmico e atrativo, possibilitando uma maior interação entre professor e aluno, motivando-os na construção e formulação do conhecimento. Buscando abordar sobre essas questões no campo educacional, que o presente estudo tem como objetivo realizar o levantamento das estratégias didáticas abordadas no Ensino de Ciências e o processo de Formação Inicial Docente. Trata-se de uma pesquisa de carácter qualitativo, que utiliza-se o Estado do Conhecimento, no qual, baseou-se em dissertações e teses brasileiras disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Quanto aos resultados, selecionou-se 15 dissertações e 4 teses que abordaram sobre as EDs. Notou-se uma grande diversidade metodológica que pode estar sendo adotada em práticas pedagógicas no âmbito educacional, sendo importante o docente apropriar-se dessas estratégias ao abordar os conteúdos no Ensino de Ciências. Das EDs utilizadas nos estudos, tem-se como exemplos, as atividades de experimentação, jogos didáticos, ensino por investigação, ludicidade, teatro, abordagem CTSA, TICs, metodologia ativa, e entre outras. De modo geral, pode-se verificar as estratégias didáticas abordadas nos estudos, nota-se como são relevantes e importantes para o ensino de Ciências. Contudo, as EDs necessitam ser apresentadas e abordadas nos cursos de formação inicial docente, em disciplinas que envolvam práticas, didáticas e estágios, haja vista que proporcionam aos futuros docentes ferramentas necessárias para a construção de conhecimentos, saberes e aplicações, uma vez que refletirão sobre sua identidade quanto futuro profissional no campo da docência.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Estratégias Metodológicas; Estado do Conhecimento.
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