A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AMAZONAS (BRASIL)
Resumo
O ensino de Ciências é uma das bases para a valorização do conhecimento científico, pois abrange uma infinidade de conceitos importantes para a formação cientifica dos alunos. A valorização do conhecimento popular que os alunos trazem sobre as plantas medicinais potencializa o interesse destes sobre os conhecimentos científicos. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar o corpo discente e docente da Escola Estadual Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant-AM, para a importância do conhecimento dessas espécies vegetais no espaço escolar por meio da construção de uma horta. As atividades inicialmente foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) consistindo nas seguintes etapas: execução de palestras educativas sobre as espécies vegetais; coleta de material proveniente de reutilização (garrafas plásticas); implantação da horta (preparo da terra, solo e plantio de sementes e mudas de plantas medicinais e condimentares; monitoramento de crescimento, irrigação e limpeza das hortas ecológicas); elaboração dos resultados por meio de cartilhas, banners e outras formas de divulgação em congressos nacionais. Na coleta e na análise dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observações participantes e análise documental. Este trabalho teve grande importância para a comunidade escolar envolvida. Levar propostas que associem o ensino de botânica, a educação ambiental e o saber popular sobre plantas para o contexto escolar é imprescindível, pois esse cruzamento de conceitos nos permite melhorar a atuação do ser humano como um cidadão consciente ambientalmente e que tenha atitudes sustentáveis em se tratando da preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Conhecimento Popular. Educação Ambiental.
THE IMPORTANCE OF MEDICINAL PLANTS FOR THE CONSTRUCTION OF BOTANICAL KNOWLEDGE IN A PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BENJAMIN CONSTANT-AM
ABSTRACT: Science education is one of the bases for the valorization of scientific knowledge, since it covers a multitude of concepts important for the scientific formation of students. The appreciation of the popular knowledge that students bring about medicinal plants enhances their interest in scientific knowledge. The objective of this study was to sensitize the student and teaching staff of the Immaculate Conception State School, in the municipality of Benjamin Constant-AM, to the importance of knowledge of these plant species in the school space through the construction of a vegetable garden. The activities were initially developed with high school students of Youth and Adult Education (EJA) consisting of the following stages: educational lectures on plant species; collection of material from re-use (plastic bottles); implementation of the garden (land preparation, soil and planting of seeds and seedlings of medicinal plants and condiments, monitoring of growth, irrigation and cleaning of ecological gardens); elaboration of results through booklets, banners and other forms of dissemination in national congresses. In the data collection and analysis, the following strategies were used: participant observations and documentary analysis. This work had great importance for the school community involved. To carry out proposals that associate the teaching of botany, environmental education and popular knowledge about plants for the school context is essential, since this cross-fertilization of concepts allows us to improve the human being's performance as an environmentally conscious citizen and to have sustainable attitudes in dealing with the preservation of the environment.
Keywords: Scientific Knowledge. Popular Knowledge. Environmental Education.