Uma abordagem sobre a importância da educação sexual no contexto escolar: O estado do conhecimento
Resumo
A pesquisa tem como intuito realizar um estado do conhecimento referente à temática “educação sexual”, nos aspectos que envolvem a formação docente, as práticas pedagógicas e as metodologias ativas em teses e dissertações, explorando os principais trabalhos sobre o tema, em um recorte temporal que compreende o período entre 2014 a 2024. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma investigação a partir da base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Durante a busca, foram encontrados 126 trabalhos, dentre os quais, foram selecionados 10 (dez) trabalhos para análise, que mais se aproximavam da temática de minha pesquisa. A partir dos dados obtidos, percebeu-se que há uma necessidade de formação pedagógica dos professores para que possam trabalhar com a temática “educação sexual” nas escolas. Além disso, as pesquisas apontam algumas práticas pedagógicas realizadas pelos docentes no interior das escolas e que os currículos de licenciatura não preparam os recém-formados para trabalhar a temática no espaço escolar. Como consideração da avaliação dos trabalhos, fica a constatação de que a “educação sexual” deve ser um compromisso da escola, embora os docentes ainda não se sintam confortáveis e seguros para trabalhá-la nas salas de aula.
Palavras-chave: Sexualidade; Educação Sexual; Ensino de Ciências; Formação docente.
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