v. 4 n. 2 (2020): "ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO REFLEXÃO PARA A PESQUISA"
A agenda da Educação e do ensino de História estão em evidência e seguramente são essenciais para entendermos o contexto histórico que vivenciamos nessas primeiras décadas do século XXI. O negacionismo histórico, questões de gêneros, discussões étnico-raciais, exclusão digital, a função social da escola, formação de professores e precarização do trabalho docente são temas que visibilizam os grandes desafios que o mundo contemporâneo traz a todos que refletem sobre o ensino no Brasil e na região amazônica em particular, e que serão parte de uma ampla agenda de reflexões de historiadores em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o ensino de história tem como função premente a defesa do conhecimento científico e histórico na sociedade e em particular na esfera educacional do país.
O enfrentamento da narrativa do autoritarismo inserida na realidade do ensino remoto, traz à superfície inúmeras discussões como o Home office, saúde mental do professor, currículo e professor full time. Diante desses desafios titânicos, inserimos a realidade do ensino público na região amazônica e suas especificidades de temáticas e reflexões, ligadas a temas regionais e locais, que são parte importante para refletirmos sobre como ensinar história em meio a esse contexto atual, sem perder nossa identidade. Identidade essa, ligada ao ribeirinho, as comunidades indígenas, as periferias das cidades e ao campo, que se tornam importantes pontos de amparo, quando pensamos no ensino na região.
É precisamente nessa interseção entre o nacional e o local que buscamos captar reflexões, artigos, relatos de experiências desenvolvidos na região Amazônica por professores inseridos nas redes púbicas de ensino, em suas diversas modalidades: Federal, Estadual e Municipal. Esse dossiê se propõe a refletir, as temáticas presentes no cotidiano das salas de aulas presenciais e digitais presentes na região amazônica, dando visibilidade a temas ligados ao ensino de história regional e inseridas na esfera pública de ensino.
Coordenadores:
Prof. Dr. Hideraldo Lima da Costa (UFAM / Coordenador do GT- Ensino de História e Educação)
Prof. Dr. Milton Melo dos Reis Filho (SEMED)
Prof. Me. Julio Santos Silva (SEMED)
Profª. Me. Cláudia Barros (SEMED)
Prof. Me. Moisés Dias de Araújo (SEMED/SEDUC)