A DINAMICIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO
Resumo
Este artigo trás para o debate uma análise acerca do trabalho do professor formador da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério - DDPM, objeto de nossa investigação. Nessa perspectiva, consiste em realizar uma abordagem sobre a dinamicidade do trabalho do formador na formação continuada dos professores de História do Ensino Fundamental Anos Finais, a partir de três pontos basilares: O trabalho do professor formador; Desafios da formação continuada em História e a Politica de formação continuada. O artigo se inscreve numa perspectiva inovadora e original, pela sua relevância do ponto de vista da literatura da área educacional, pois ainda há carência de pesquisa do tema com foco no trabalho do formador, em especial quando se trata de experiências a partir do lócus da formação continuada, como é o caso dos professores de História da Secretaria Municipal de Educação de Manaus que participam das formações na DDPM. Espera-se, sobretudo, que esta contribuição possa suscitar novas reflexões para o campo educacional, abrindo caminhos para a compreensão da teoria e prática e a construção de novos projetos de formação que considerem e respeitem as especificidades e as condições necessárias para suas execuções.