TSU’I GOAB OU A BATALHA CONTRA A MORTE:

O USO DA LITERATURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA HISTÓRIA

  • Girlane Santos da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Alexandre da Silva Santos Uninorte

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa em andamento, logo, é o primeiro resultado de uma leitura sobre o perfil de metodologias que podem ser utilizadas em sala de aula a partir da utilização da literatura como recurso, uma vez que tal texto possibilita em seu estatuto textual realizar uma interpretação de uma temporalidade histórica, como estudos oriundos da História Cultural, sobretudo em Roger Chartier e Le Goff . Dessa forma, apresenta-se com uma abordagem bibliográfica, cujo método de análise é o Extradiegético, recurso do plano de enunciação da linguagem. Nesse sentido, tem o objetivo de promover a reflexão crítica sobre a atuação do docente de história em pleno século XXI, onde o uso de estratégias variadas para a promoção do ensino e da aprendizagem histórica se tornam cada vez mais desafiadoras, mediante um momento social e político de ataques ao oficio do profissional da História.

Biografia do Autor

Girlane Santos da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Atualmente é graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas. 

Alexandre da Silva Santos, Uninorte

Mestre em Letras (UFAM); Mestre em História (UFAM). Atua no ensino de história e literatura. Estudos sobre Representação. Estudos sobre Metáfora.

Publicado
2021-03-10