HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, História da Música, História em quadrinhosResumo
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa ProfArtes – Mestrado Profissional em Ensino de Artes – PPG-ART-MP-UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. O trabalho elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. O objetivo da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música.