MUSICOGRAMA:

UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAS

Autores

  • Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Aquino Universidade Federal do Amazonas
  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Musicograma, Ensino Fundamental, Jos Wuytack, Escuta Ativa

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica com enfoque no musicograma do pedagogo Jos Wuytack utilizando músicas do Grupo Musical Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula e a dificuldade em compreender os elementos da música em uma obra musical foi o que despertou o interesse pelo tema. Como os estudantes aprenderão os elementos musicais se não têm interesse, concentração e atenção para escutar? Diante disso, pensamos no musicograma como recurso didático para motivar e facilitar este processo de escuta. Para nortear a proposta metodológica utilizaremos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack. A metodologia será de abordagem qualitativa e por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental e pós-teste. Os instrumentos de coletas de dados serão: testes, relatórios de observação, caderno de apontamentos, além dos registros audiovisuais como fotos e vídeos. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados obtidos serão apresentados após a aplicação da proposta metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Aquino, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Música pela Universidade Federal do Amazonas; Tecnóloga em Estética e Cosmética;Tem Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Especialização em Ensino de Arte e Música e Especialização em Mídias na Educação. Mestre em Artes - PROFARTES - UFAM - UEA.

Lucyanne de Melo Afonso, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Curso de Música da Universidade Federal do Amazonas. Possui Doutorado e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e cultura da UFAM. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Música pela Universidade Federal do Amazonas (2000), e especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (2022). É membro associada da ANPPOM e da ABEM. Atuou na gestão da ANPPOM nos anos 2020/2021. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia. Na pesquisa atua nos temas sobre educação musical, música popular, musicologia histórica, Sociedade e cultura na Amazônia. Atualmente é Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Artes da UFAM.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

de Lima Cavalcante Braz de Aquino, H. ., & de Melo Afonso, L. (2025). MUSICOGRAMA: : UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(1), 70 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17608