MUSICOGRAMA:
UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NOS ANOS INICIAS
Palabras clave:
Musicograma, Ensino Fundamental, Jos Wuytack, Escuta AtivaResumen
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica com enfoque no musicograma do pedagogo Jos Wuytack utilizando músicas do Grupo Musical Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula e a dificuldade em compreender os elementos da música em uma obra musical foi o que despertou o interesse pelo tema. Como os estudantes aprenderão os elementos musicais se não têm interesse, concentração e atenção para escutar? Diante disso, pensamos no musicograma como recurso didático para motivar e facilitar este processo de escuta. Para nortear a proposta metodológica utilizaremos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack. A metodologia será de abordagem qualitativa e por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental e pós-teste. Os instrumentos de coletas de dados serão: testes, relatórios de observação, caderno de apontamentos, além dos registros audiovisuais como fotos e vídeos. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados obtidos serão apresentados após a aplicação da proposta metodológica.