PEDAGOGIA DALCROZE:
CULTURA DE ANORI COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO EM MÚSICA
Palavras-chave:
Pedagogia Musical, Rítmica Dalcroze, Cultura Anoriense, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo é resultado da Dissertação do Mestrado profissional em Artes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Artes – Programa Profartes – UFAM/UEA, tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa; bem como a realização de exercícios práticos desenvolvidos no ambiente escolar por meio da Pedagogia de Emile Jacques Dalcroze, rítmica, solfejo e da improvisação com estudantes da 3ª série 3 do Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva no município de Anori – Amazonas. Tendo como abordagem metodológica da pedagogia de Dalcroze. Buscou-se relacionar a cultura local dos estudantes na cultura do açaí, farinha e do peixe, entrelaçada com a pedagogia Dalcrozeana por meio das contribuições dos educadores musicais dedicados ao campo da rítmica e ensino da música. Como base teórica recorreu-se a autores como: Brasil (1996), Mariani, (2011), Rodrigues (1979), dentre outros. A pesquisa aponta o potencial cultural do município de Anori, evidenciada por meio das práticas pedagógicas voltadas ao ensino da música através da rítmica. Desta forma, abri caminhos para novas possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de música nas escolas de tempo integral, bem como o ensino de artes, vindo a contribuir com as futuras pesquisas e práticas pedagógicas.