https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/issue/feed AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design 2021-05-01T03:55:03+00:00 Jackson Colares da Silva jackcon.colares@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8713 Design e Bem-Estar: Estudo de Caso sobre o salão de beleza ‘Master Cachos - Espaço Amanda’ em Manaus. 2021-04-30T23:52:51+00:00 Agatha Brenda da Costa Freitas agathabrenda01@gmail.com Taiane Melo Farias taiane.mfarias@gmail.com Karla Mazarelo Maciel Pacheco karlamazarelo@ufam.edu.br <p>O artigo descreve o processo de pesquisa e elaboração de meios de proporcionar maior bem-estar aos clientes da rede de salões de beleza ‘Amanda Beauty’, com enfoque nos clientes da franquia ‘Espaço Amanda - Master Cachos’. O estudo faz uma abordagem qualitativa, com objetivos de caráter exploratório e descritivo, fundamentados em levantamento de dados bibliográficos, realização de estudo de caso, estudo observacional, consulta de opinião através de questionário online e discussão de sugestões através de um grupo focal (<em>focus group</em>). Para as análises dos dados coletados foi aplicada a técnica da lista de verificação e gerado um painel de conceito sobre o objeto de estudo. Os resultados apresentados identificaram os aspectos sensoriais relevantes ao ambiente da empresa, assim como os atributos do design positivo e do bem-estar para uma experiência do usuário mais agradável e relação de confiança entre a empresa e seus consumidores.</p> 2021-04-29T23:41:45+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8744 Design Thinking aplicado a interação de elementos comunicacionais em redes sociais 2021-04-30T23:55:00+00:00 Jessica Bentes Galdino jessica.bgaldino@gmail.com Ana Clara Almeida e Silva Bouzon acbouzon@gmail.com Ana Luiza Marques de Souza marquesdesouzaanaluiza@gmail.com Sheila Cordeiro Mota sheimota@ufam.edu.br <p>Este artigo aborda um estudo guiado pelo método <em>Design Thinking</em>, objetivando entender a interação do usuário com elementos comunicacionais de redes sociais para obter uma análise a partir do relato da interação e experiência do usuário. Estas análises poderão melhorar a experiência do usuário, do ponto de vista das interações sociais e técnicas, cujos atributos serão estratégicos para possíveis inovações na interface das redes sociais estudadas. O método utilizado traz uma concepção que objetiva gerar conhecimento para aplicação prática e dirigida, sendo também descritiva, pois analisa os dados de forma indutiva, possuindo uma relação qualitativa. Sendo assim, foi mapeada a percepção do usuário a partir de um questionário <em>online</em>, buscando entender o perfil dos usuários de redes sociais, a partir de análises bibliográficas e de estudo de caso. Os resultados obtidos apresentam um levantamento da percepção de um determinado grupo de usuários, resultante da etapa inicial do <em>Design Thinking</em>, contribuindo para melhorias, podendo tornar essa ferramenta sócio aplicada mais eficiente.</p> 2021-04-30T04:41:39+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8934 CURSO VIRTUAL PARA ÁREA DE ARTE & CULTURA NO CONTEXTO AMAZÔNICO 2021-04-30T23:55:56+00:00 Labibe Araújo jackson.colares@gmail.com Jackson Colares jackson.colares@gmail.com <p>O Estado do Amazonas separado e cercado por florestas e rios que desenham barreiras, fronteiras, distâncias, dificuldades de comunicação, acesso a informação e conhecimento, em que vencer distancias se faz um grande desafio é o contexto onde se desenvolve esta experiência educativa. O publico alvo foram os profissionais de educação da área das artes que atuavam em projetos vinculados a Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas. A plataforma utilizada foi o <em>Moodle</em> com os planteamentos da&nbsp;<em>b-learning</em>. A integração TICs demonstrou a importância de se utilizar ferramentas capazes de vencer as intempéries impostos pela própria natureza da região amazônica. Os resultados apresentados no que diz respeito a avaliação global do curso e dos recursos didáticos desenvolvidos&nbsp;<em>ad hoc</em> com vistas a melhora do próprio curso foram obtidos a partir de um instrumento de coleta de dados em forma de questionário, utilizando escala tipo&nbsp;<em>likert</em> com perguntas abertas e fechadas.</p> 2021-04-30T05:44:07+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8937 A importância da criatividade 2021-05-01T00:44:25+00:00 Felipe Prado feduprado@gmail.com Gabriel Laredo gabrielclaredo@gmail.com Joao Caldas Lago Neto joaocaldas@super.ufam.edu.br <p>A escola de Bauhaus implementou uma metodologia voltada para atividades práticas e artísticas, introduzindo as primeiras ideias do que é conhecido hoje como Design. No mesmo ano, surgiu a pedagogia Waldorf, que se destacou pelo encorajamento da liberdade de pensamento de seus alunos. A principal relação entre essas duas é a preocupação com o desenvolvimento da criatividade. Porém, em Manaus, métodos pedagógicos que priorizam o potencial criativo dos indivíduos se fazem pouco presente no contexto educacional da região. Com o auxílio da aplicação de um formulário para docentes, discentes e egressos do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foi possível obter dados que sustentam o propósito do artigo: expor a falta do uso da criatividade nas instituições de ensino e de que maneira essa subutilização pode afetar negativamente o desenvolvimento das próximas gerações de profissionais, abrindo discussões como o uso do Design como matéria nas escolas, e a falta de preparo para professores.</p> 2021-05-01T00:44:25+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8822 ORUQESTRA DE VIOLÓES DO AMAZONAS: 2021-05-01T03:55:03+00:00 Renato Brandão renatobrandao@ufam.edu.br Gabrielle Farias Lopes gabifarias96@gmail.com <p>A presente pesquisa tem como principal objetivo reunir dados por meio da Historia Oral de pessoas que se envolveram direta ou indiretamente no registro de início, como também de relatos autobiográficos instrumentais para a construção e desenvolvimento da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) em um recorte inicial do ano 2000, no intuito de poder assim criar um texto escrito de uma das orquestras mais bem conceituadas do estado, e ainda, fazê-lo útil à músicos, acadêmicos e pesquisadores em geral. Vê-se o momento da criação da orquestra, forma pelo qual foi instituída, seus membros do início e ralções culturais pertinentes ao desenvolvimento do violão para&nbsp; o estado do Amazonas. Por fim, vale a homenagem aos músicos que se dispuseram a tentar e sonhar a criação de algo mais abrangente que os simples estudos do violão nas décadas que antecedem a criação da OVAM.</p> 2021-05-01T03:52:51+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design