https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/issue/feed AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design 2021-09-25T15:51:46+00:00 Jackson Colares da Silva jackcon.colares@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9282 Design Thinking e Design de Games – Um Estudo Imersivo 2021-09-17T04:15:31+00:00 Marianne Giovana Guimarães Sales Haddad marianne.tchan@gmail.com Bruno Abreu de Alencar Garavito brunoalvesabreu@gmail.com Thiago do Nascimento Farias thiago_nascimento.2012@hotmail.com Sheila Cordeiro Mota sheimota@ufam.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva, que objetivou aplicar etapas do método do Design Thinking na interação comunicacional de games, identificando elementos comunicacionais passíveis de otimização, conforme a experiência do usuário analisada a partir de dados coletados por meio de entrevistas, buscando traçar estratégias para otimizar o desempenho comunicacional do “Bad Game”. O método utilizado para esta pesquisa se estrutura como primária, fazendo utilizando levantamento de dados teóricos sobre os temas relacionados ao objeto de estudo, neste caso, os games e a relação de seu usuário em função dos elementos comunicacionais inerentes aos jogos, a partir do olhar do Design Thinking. Foram feitas análises das respostas dos usuários, cujo questionário enviado tomou como base, questões fundamentais que interagem no papel de atividades de imersão, conceituadas pela abordagem de Design Thinking, como técnicas de enquadramento e pesquisa exploratória. Os resultados desse estudo permitirão identificar alguns elementos passíveis de melhorias que possam propiciar uma base estratégica melhorada. </span></p> 2021-09-17T03:51:20+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9293 Design e Economia Criativa: Desenvolvimento de aplicativo para difusão de produção artística amazonense. 2021-09-20T16:43:52+00:00 Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos petbraga@ufam.edu.br Marcicley Rego Raposo marcicley.reggo@gmail.com Dayana Maria Pimenta Teófilo dayana.teofilo@gmail.com Luiz Guilherme Oliveira Marques guilhermemarques@ufam.edu.br <p>Este artigo trata sobre o desenvolvimento de um projeto cujo objetivo foi desenvolver um aplicativo voltado à difusão de conteúdo artístico regional. Para o desenvolvimento da proposta foi selecionado o artista amazonense Celdo Braga, com o intuito de estimular as novas gerações a conhecer a rica produção deste autor. A iniciativa justifica-se por um mercado editorial impresso em retração e pouco interesse do público jovem na cultura local. Para fundamentar o desenvolvimento do projeto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre Design editorial digital, interface digital, design de interação e usabilidade. A metodologia utilizada foi o Design centrado no usuário (<em>Human-Centered Design</em>), com uma abordagem centrada em três etapas: descobrir, idealizar e prototipar. O conteúdo foi produzido a partir de pesquisa sobre o acervo e por entrevistas e áudios captados junto ao artista. Como resultado foi construído um protótipo funcional do aplicativo contendo várias obras, dispostas em modo digital, com elementos multimídia e interativos.</p> 2021-09-20T16:43:51+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9266 TECNOLOGIA NA ESCOLA: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS 2021-09-25T15:51:46+00:00 Carla Woany Rabelo Pereira carla_woany@hotmail.com <p>O que impulsionou a realização deste trabalho foi a ideia de associar a prática de artes visuais com a tecnológica, cuja um item palpável (não digital), abrangeu a ideia do uso como ferramenta a eco-arte, observando que seu procedimento e caminho independente de produção, possa ser visto como tecnologia primitiva. O termo eco-arte ainda é contemporâneo, todavia, ele foi algo vivenciada no princípio, isto é, nas primeiras produções estéticas da humanidade. O objetivo geral desse artigo apresenta reflexões que ofereçam algumas narrativas sobre a utilização de tecnologia, de qualquer espécie, nas práticas experimentais de artes visuais. Destacou-se três objetivos específicos: 1. Informar o que seria tecnologia e como é possível usa-la na escola mesmo sem a manipulação de ferramentas digitais. 2. Reunir material biográfico que demonstre como os docentes de artes podem dialogar com a tecnologia na sala de aula. 3. Relatar atividades de artes visuais realizadas com crianças e adolescentes que utilizam a tecnologia no seu processo de criação.&nbsp;</p> 2021-09-25T15:51:46+00:00 Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design