//periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/issue/feed AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design 2025-02-18T18:07:14+00:00 Jackson Colares da Silva jackcon.colares@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15998 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS: 2024-08-01T03:55:20+00:00 Janaina Ramos Marcos jana.ramosdesign@gmail.com Milton José Cinelli milton.cinelli@udesc.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é derivado da Tese de Doutorado intitulada "Língua Brasileira de Sinais e Imagens: O Processo de Ensino-Aprendizagem da Fotografia Usando Interfaces Digitais Projetadas para Pessoas Surdas", apresentada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A tese desenvolveu um site inclusivo para ensinar conceitos de fotografia a pessoas surdas. Na criação da interface do site, foram aplicados os princípios do design de experiência do usuário (UX design), UX writing e Pedagogia Visual, visando facilitar a navegação e a visualização da informação por usuários surdos. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, objetivando identificar os elementos de acessibilidade empregados no desenvolvimento do site. Este estudo apresenta apontamentos e direções para pesquisas futuras, destacando a importância da multidisciplinaridade no Design, por meio da integração de disciplinas como Fotografia, Pedagogia Visual e Libras, evidenciando que o design de conteúdos didáticos inclusivos contribui para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas.</span></p> 2024-12-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17653 PEDAGOGIA DALCROZE: 2025-01-27T02:49:39+00:00 Raimundo Neves Ozier prneves_30@hotmail.com Lucyanne de Melo Afonso lucyanneafonso@ufam.edu.br <p>Este artigo é resultado da Dissertação do Mestrado profissional em Artes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Artes – Programa Profartes – UFAM/UEA, tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa; bem como a realização de exercícios práticos desenvolvidos no ambiente escolar por meio da Pedagogia de Emile Jacques Dalcroze, rítmica, solfejo e da improvisação com estudantes da 3ª série 3 do Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva no município de Anori – Amazonas. Tendo como abordagem metodológica da pedagogia de Dalcroze. Buscou-se relacionar a cultura local dos estudantes na cultura do açaí, farinha e do peixe, entrelaçada com a pedagogia Dalcrozeana por meio das contribuições dos educadores musicais dedicados ao campo da rítmica e ensino da música. Como base teórica recorreu-se a autores como: &nbsp;Brasil (1996), Mariani, (2011), Rodrigues (1979), dentre outros. A pesquisa aponta o potencial cultural do município de Anori, evidenciada por meio das práticas pedagógicas voltadas ao ensino da música através da rítmica. Desta forma, abri caminhos para novas possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de música nas escolas de tempo integral, bem como o ensino de artes, vindo a contribuir com as futuras pesquisas e práticas pedagógicas.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17605 A PERFORMANCE NO ESPAÇO ESCOLAR: 2025-01-12T22:53:56+00:00 Aline Vasconcelos Barreto aline.barreto@seducam.pro.br <p>Este artigo é um fragmento de minha pesquisa de Mestrado, nele trago reflexões sobre o espaço que a Performance vem ganhando em sala de aula e para isso, utilizo das experiências que vivenciei junto às estudantes-artistas em uma escola da rede pública de ensino, localizada na Zona Leste de Manaus. Os estudos sobre a pedagogia da performance e sua presença em sala de aula têm crescido nos últimos tempos e, cada vez mais, professores-artistas percebem a rica gama de possibilidades que a Performance nos possibilita em sala de aula, possibilidades estas de criação e fruição artística onde nossas estudantes são convidadas a agirem de forma mais crítica e a criarem experimentos artísticos que retratem sobre seus questionamentos, que de alguma forma reproduzam suas próprias vozes que por vezes são silenciadas no espaço escolar.</p> 2025-01-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17608 MUSICOGRAMA: 2025-01-13T00:51:04+00:00 Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Aquino hlcbaquino@gmail.com Lucyanne de Melo Afonso lucyanneafonso@ufam.edu.br <p>Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica com enfoque no musicograma do pedagogo Jos Wuytack utilizando músicas do Grupo Musical Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula e a dificuldade em compreender os elementos da música em uma obra musical foi o que despertou o interesse pelo tema. Como os estudantes aprenderão os elementos musicais se não têm interesse, concentração e atenção para escutar? Diante disso, pensamos no musicograma como recurso didático para motivar e facilitar este processo de escuta. Para nortear a proposta metodológica utilizaremos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack. A metodologia será de abordagem qualitativa e por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental e pós-teste. Os instrumentos de coletas de dados serão: testes, relatórios de observação, caderno de apontamentos, além dos registros audiovisuais como fotos e vídeos. A pesquisa será realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados obtidos serão apresentados após a aplicação da proposta metodológica.</p> 2025-01-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17615 O ENSINO DA ARTE EM CERÂMICA: 2025-01-15T01:12:12+00:00 Carolynne Nilza da Silva Beleza Baltazar n.carolynne@gmail.com <p>Este resumo se apresenta a partir de uma análise pedagógica de uma oficina para verificar se seria possível aplicar uma oficina de prática de modelagem em cerâmica. Esta oficina ocorreu na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 4º ano do ensino fundamental I. O objetivo geral foi evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar. Trazendo como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, que teve como método experimental e prático, o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em cerâmica. Abordando e contextualizando interdisciplinaridades entre o ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. O relato de experiência abrange questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, trazendo como fonte de registro o caderno de processo. Buscou-se através da oficina oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção cerâmica aos estudantes dos anos iniciais.</p> 2025-01-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17616 PROCESSOS CRIATIVOS DE DRAMATURGIAS CONTEMPORÂNEAS A PARTIR DOS SABERES DA EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES 2025-01-15T01:26:10+00:00 Caio Muniz caiolobomuniz@gmail.com Vanja Poty vpoty@uea.edu.br <p>Este artigo é parte do processo de pesquisa académica e artística do componente, experiência estética e a prática do ensino das Artes, do Mestrado profissional em Artes, programa ProfArtes, nele desenvolvo a pesquisa de processos criativos de dramaturgia contemporânea&nbsp; para o contexto da escola pública em Manaus – AM, na qual leciono a matéria de Artes para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, e nessa etapa da pesquisa proponho uma metodologia de ensino da linguagem teatral, aplicada e baseada, no processo de coautoria compartilhada, na quadra articuladora e na pesquisa de desenvolvimento ou DBR, compreendo a experiência dos estudantes, como disparador criativos para os processos colaborativos de criação de dramaturgias contemporâneas com a orientação do professor de Artes como um dramaturgista.</p> 2025-01-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/11807 EXISTE UM OLHAR INSUBMISSO NO CINEMA FEITO POR MULHERES? 2023-02-15T16:16:12+00:00 Pamela Eurídice Beleza Baltazar pan.euridice@gmail.com <p>Como os aspectos de insubmissão estão presentes na discussão do cinema feito por mulheres? Baseado nos conceitos de perspectivismo, contra cinema e prazer visual; o seguinte artigo se propõe debater sobre os elementos de ruptura que atingem a formação do olhar na sétima arte, evidenciando como seu simbolismo contribui para que espectadoras e realizadoras assumam – ou não – uma posição de poder e insurgência. Quanto a natureza da pesquisa, adotou-se a pesquisa qualitativa bibliográfica a fim de compreender como o contra cinema se faz presente na produção cinematográfica e como a formação social do olhar relaciona-se a busca identitária de mulheres cineastas. Os resultados parciais indicam novas abordagens na contemplação fílmica, os quais refletem os questionamentos e insurgências de mulheres atrás das câmeras.</p> 2025-02-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design