//periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/issue/feedAEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design2025-04-30T20:02:14+00:00Jackson Colares da Silvajackcon.colares@gmail.comOpen Journal Systems<p>La revista AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design tiene como principal objetivo difundir trabajos de investigación, estudios, artículos científicos y experiencias del entorno profesional en las áreas de Artes, Educación, Comunicación y Diseño interconectadas con las Tecnologías de la Información y la Comunicación. Es, por lo tanto, un espacio donde los investigadores que se ocupan de las imbricaciones de las artes, de la educación, de la comunicación y del <em>design</em> con la ciencia y la tecnología pueden reunirse de manera amplia y constante, construyendo conocimiento en esta relación entre áreas, de diferentes maneras, trabajos aplicados y específica, trabajos interdisciplinarios y trabajos multidisciplinarios, es decir, la revista tiene que funcionar como plataforma para el diálogo y el intercambio de ideas.</p> <p><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17677O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO COMO (RE) EXISTÊNCIA:2025-02-07T13:48:29+00:00Yasmim Prestes Batista Garciayasmim_prestes15@hotmail.com<p><em>O trabalho objetivo investigar as contribuições das Artes no processo de ensino aprendizagem dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Florianópolis, especificamente nas turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), nos cursos de Cozinha e Panificação, bem como nas turmas de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Teatro de Animação de Objetos e Teatro de Animação de Bonecos. A pesquisa teve como ponto de partida a importância das Artes para o desenvolvimento da atividade humana, ou seja, a relação do sujeito com o mundo. Dessa forma, buscou-se sistematizar um aporte teórico que identifique as significâncias dessa relação para a trajetória individual, de modo a contribuir para a ampliação dos conhecimentos no âmbito educacional. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa quali-quantitativa, visto que a articulação entre métodos qualitativos e quantitativos possibilitou uma abordagem compreensiva e integrada dos dados. Como resultado, percebeu-se a relevância da Arte como elemento indispensável no currículo educacional e em sua função social, evidenciando sua importância para a formação integral do ser humano.</em></p>2025-04-30T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design