PEDAGOGIA DALCROZE:

CULTURA DE ANORI COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO EM MÚSICA

Autores/as

  • Raimundo Neves Ozier Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar do Amazonas
  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Pedagogia Musical, Rítmica Dalcroze, Cultura Anoriense, Práticas pedagógicas

Resumen

Este artigo é resultado da Dissertação do Mestrado profissional em Artes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Artes – Programa Profartes – UFAM/UEA, tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa; bem como a realização de exercícios práticos desenvolvidos no ambiente escolar por meio da Pedagogia de Emile Jacques Dalcroze, rítmica, solfejo e da improvisação com estudantes da 3ª série 3 do Ensino Médio na Escola Estadual Presidente Costa e Silva no município de Anori – Amazonas. Tendo como abordagem metodológica da pedagogia de Dalcroze. Buscou-se relacionar a cultura local dos estudantes na cultura do açaí, farinha e do peixe, entrelaçada com a pedagogia Dalcrozeana por meio das contribuições dos educadores musicais dedicados ao campo da rítmica e ensino da música. Como base teórica recorreu-se a autores como:  Brasil (1996), Mariani, (2011), Rodrigues (1979), dentre outros. A pesquisa aponta o potencial cultural do município de Anori, evidenciada por meio das práticas pedagógicas voltadas ao ensino da música através da rítmica. Desta forma, abri caminhos para novas possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de música nas escolas de tempo integral, bem como o ensino de artes, vindo a contribuir com as futuras pesquisas e práticas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-30

Cómo citar

Neves Ozier, R. ., & de Melo Afonso, L. . (2025). PEDAGOGIA DALCROZE: : CULTURA DE ANORI COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO EM MÚSICA . AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(3), 18 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17653