MÚSICA E MINECRAFT:

O JOGO COMO FERRAMENTA MÚSICO-EDUCACIONAL

Autores

  • Beatriz Nunes Chagas Universidade Federal do Amazonas
  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Educação Musical, Tecnologia Educacional, Videogames, Minecraft

Resumo

Este artigo tem a proposta de demonstrar a importância dos videogames como ferramenta de aprendizagem, conhecer os materiais que são usados para educação e propor o uso do jogo Minecraft como ferramenta músico-educacional, sugerindo um mapa interativo de educação musical dentro do Minecraft.  A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa e apresenta o processo da história do jogo como algo inerente e fundamental ao ser humano: dos jogos eletrônicos até os dias atuais, com enfoque nos jogos educacionais e sobre videogame Minecraft. Como resultado, propôs-se a elaboração de um mapa interativo de teoria musical básica, testando os limites e comandos do jogo, dialogando com os elementos lúdicos e musicais inseridos nele, possibilitando com que questões voltadas a notas, melodias, escalas, ritmo e timbre fossem interpretadas dentro do seu mundo possibilita uma variedade atividades que alunos e professores podem usufruir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Nunes Chagas, Universidade Federal do Amazonas

Jovem apaixonada pela música e pelo ensino, graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atualmente trabalha no espaço cultural Casa Som Amazônia, tendo o cargo de Professora de Música nas áreas de canto, violão e musicalização. Comprometida em promover o acesso à educação musical de qualidade para todos, acredito no poder transformador da música como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social.

Lucyanne de Melo Afonso, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Curso de Música da Universidade Federal do Amazonas. Possui Doutorado e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e cultura da UFAM. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Música pela Universidade Federal do Amazonas (2000), e especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (2022). É membro associada da ANPPOM e da ABEM. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia. Na pesquisa atua nos temas sobre educação musical, música popular, musicologia histórica, Sociedade e cultura na Amazônia. Atualmente é Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Artes da UFAM e coordenadora do Laboratório de Educação Musical e do Centro de documentação e memória da cultura na Amazônia.

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Nunes Chagas, B. ., & de Melo Afonso, L. (2025). MÚSICA E MINECRAFT:: O JOGO COMO FERRAMENTA MÚSICO-EDUCACIONAL. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(2), 1–15. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15573