AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> pt-BR jackcon.colares@gmail.com (Prof. Dr. Jackson Colares da Silva) marcicley.reggo@gmail.com (Marcicley Rego Raposo) Tue, 18 Aug 2020 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O Ensino do Violão em Espaços Não-Formais para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social: Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7596 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Calibri, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">A proposta do trabalho é analisar a forma em que o ensino do violão é desenvolvido em Organização Não-Governamental, de modo especial na Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia, para jovens em situação de vulnerabilidade social. Para entendermos </span><span style="color: #000000;">seu trabalho </span><span style="color: #000000;">foi necessário </span><span style="color: #000000;">conhecer </span><span style="color: #000000;">a chegada do violão no país e </span><span style="color: #000000;">seus</span><span style="color: #000000;"> principais métodos. A abordagem do estudo </span><span style="color: #000000;">parte</span> <span style="color: #000000;">d</span><span style="color: #000000;">a educação </span><span style="color: #000000;">musical,</span> <span style="color: #000000;">d</span><span style="color: #000000;">as políticas públicas voltadas </span><span style="color: #000000;">ao</span><span style="color: #000000;"> ensino, </span><span style="color: #000000;">e </span><span style="color: #000000;">o papel das instituições filantrópicas </span><span style="color: #000000;">em</span><span style="color: #000000;"> práticas musicais nas periferias das cidades grandes. Definiu-se como campo o Núcleo de Desenvolvimento Familiar, por dedicar-</span><span style="color: #000000;">se</span><span style="color: #000000;"> ao ensino do violão. A pesquisa foi qualitativa e de observação, utilizando como recurso metodológico entrevistas com a coordenação pedagógica, </span><span style="color: #000000;">com </span><span style="color: #000000;">professor </span><span style="color: #000000;">de violão</span><span style="color: #000000;"> e com alunos </span><span style="color: #000000;">da instituição</span><span style="color: #000000;">, e contou com visitas </span><span style="color: #000000;">técnicas</span><span style="color: #000000;">. Ao final, verificou-se o trabalho pedagógico e os principais desafios em que tais instituições enfrentam </span><span style="color: #000000;">para</span><span style="color: #000000;"> desenvolver</span><span style="color: #000000;">em</span><span style="color: #000000;"> o ensino do violão, dentre os quais, recursos </span><span style="color: #000000;">in</span><span style="color: #000000;">suficientes para a continuidade do atendimento ao público.</span></span></span></p> Jean Batista da Cunha, Hermes Coelho Gomes Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7596 Mon, 10 Aug 2020 22:59:39 +0000 INOVAÇÃO SUSTENTADA: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7700 <p>O eixo central deste artigo é o debate teórico-reflexivo sobre o potencial do <em>blended learning </em>na sala de aula universitária, a partir da concepção de Horn e Staker (2015) e de Bacich <em>et al</em> (2015), com foco na inovação sustentada. Nesse enfoque, problematizamos: no que pesem as possibilidades e desafios, qual o potencial didático-pedagógico dos modelos sustentados de <em>blended learning</em> na educação superior? A perspectiva híbrida põe em evidência o papel estratégico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), posto que são coadjuvantes no processo de inovação, interação e personalização da aprendizagem. A análise demonstra que os modelos de rotação por estações, laboratório rotacional e sala de aula invertida (SAI) possibilitam a inovação didático-pedagógica, reconfigurando a sala de aula, sem, necessariamente, romper com o modelo histórico da educação tradicional. A inovação sustentada pressupõe assim a integração maximizada do online e do presencial, sugerindo um professor continuamente engajado com o processo de ressignificação da aprendizagem, do planejamento à avaliação.</p> Vera Lucia Pontes Santos, Douglas Vieira de Almeida, Douglas Vieira de Almeida, Luís Paulo Leopoldo Mercado Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7700 Tue, 18 Aug 2020 10:36:09 +0000 DESAFIOS DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7703 <p>&nbsp;Este artigo aborda a estratégia didática de aprendizagem ativa Sala de Aula Invertida no ensino superior, com foco nos desafios que os professores universitários enfrentam na aplicação dessa metodologia. Fundamenta-se em aportes bibliográficos, buscando responder a indagação: quais desafios os professores enfrentam na implementação da SAI na aula universitária? Discute-se a importância das metodologias ativas na transformação da sala de aula e se enfatiza a mudança de papéis de professores e estudantes. A análise mostra a inversão da sala de aula como cenário inovador de aprendizagem, pois sugere um professor mediador e estudantes ativos, autônomos, criativos, críticos e interconectados. A inovação/transformação dos processos didáticos no ensino superior implica uma mudança de cultura que ainda é incipiente, demandando tempo e adaptação dos agentes pedagógicos às novas condições didático-pedagógicas. Por fim, a análise evidencia que a SAI no ensino superior, por se tratar de inovação sustentada e envolver jovens estudantes teoricamente autônomos, constitui importante estratégia pedagógica no ensino superior.</p> <p>&nbsp;</p> Douglas Vieira de Almeida, Vera Lucia Pontes dos Santos, Luis Paulo Leopoldo Mercado Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7703 Tue, 18 Aug 2020 10:39:08 +0000 O JORNALISMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7808 <p>Este artigo aborda o jornalismo na Sociedade da Informação. O objetivo é analisar os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática jornalística até a formação multimídia desses profissionais. Retrata a Sociedade da Informação, as mudanças no ofício do jornalista com o advento da internet e os novos caminhos para o ensino de jornalismo. Verificou que o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação se faz necessário tanto na prática educativa e formadora dos jornalistas, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos pela Sociedade da Informação.</p> Jean Carlos da Silva Monteiro Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7808 Wed, 19 Aug 2020 11:13:37 +0000 RESEARCH AND DEVELOPMENT OF A MOBILE APPLICATION INTERFACE FOR RIDESHARING FOR A UNIVERSITY CAMPUS IN AMAZONAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8068 <p><strong>&nbsp;</strong>The worsening in the last two decades of the conditions of urban mobility in the world has aroused in contemporary societies the need to face barriers and inefficiencies in mobility in cities. With the advent of information technology in the last decade, favorable conditions have emerged for the feasibility of some mobility alternatives. In this context, there is the ridesharing method, integrating drivers and hitchhikers by the application that presents specific boarding and disembarkation routes and points associated with different gains for both and society in general. This paper presents the development of the mobile application interface design for integration between members of a university in northern Brazil. Usability guidelines applied in application interface design guided the methodology used for application development.</p> Cristhian Gonçalves Soares Lacerda, Nelson Kuwahara, Paula Costa Pinto da Silva, Tiago Kimura Bentes Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8068 Sat, 22 Aug 2020 11:09:55 +0000 A CIDADE E OS MITOS NA OBRA DE HAHNNEMAN BACELAR https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7735 <p>Este trabalho trás a tônica sobre os mitos tradicionais que muitos costumam identificar como visagens, e sua relação com o cotidiano da cidade grande, onde os costumes e as cresças se entrelaçaram em um emaranhado de ser e de estar como personagens de uma história urbana, mas que trás em seus caminhos laços afetivos e repletos da cultura tradicional, que emana no imaginário de&nbsp; cada individuo, os requisitos de uma tradição que não se desprende do ser. Nesse mesmo contexto abordamos de forma singela, as transformações ocorridas na década de 70 com o advento da Zona Franca de Manaus, e como este empreendimento politico e econômico conduziu e foi responsável de alguma maneira pela transformação social dos espaços urbanos da cidade e como este tratou seus antigos e novos habitantes da cidade.</p> Núbia Najar Dias Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7735 Sat, 22 Aug 2020 12:03:23 +0000 UM ESTUDO DA OBRA “ARTE E ALIENAÇÃO: O PAPEL DO ARTISTA NA SOCIEDADE”, DE HERBERT READ https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8073 <p>A partir do pensamento de Herbert Read, em sua obra Arte e Alienação – O Papel do Artista na Sociedade, a presente pesquisa objetiva perscrutar a função social do artista em contraponto com o fenômeno da alienação, ora fazendo-o com base na construção lógica do pensamento, ora com fundamento na análise específica de obras e artistas que permitem entrever a relação entre arte e alienação. Tal fenômeno está relacionado a um enfraquecimento da natureza artística dos indivíduos, e da própria individualidade em si frente ao agigantamento do Estado e suas eventuais consequências. Procedeu-se a um estudo de fontes primárias e secundárias a fim de corretamente contextualizar o problema a ser respondido e equacionar soluções apontadas por Read. Evidenciar-se-á que a Educação pela Arte é um dos meios adequado para reconduzir a humanidade a uma conexão com seu viés natural, psicológico e metafísico alcançando consequências benéficas para a sociedade como um todo.</p> Lorena Machado Macedo, Denize Carvalho Piccolotto Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8073 Sat, 22 Aug 2020 12:30:52 +0000 BLOG NA ESCOLA: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8084 <p>A presente comunicação relata a experiência do projeto <em>Blog</em> na Escola, desenvolvido na Escola Estadual Djalma da Cunha Batista pertencente à periferia do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas, e tem como objetivo instrumentalizar esta escola com a ferramenta digital <em>Blog</em>, com a finalidade de incluir digitalmente os alunos e professores da escola, bem como prepará-los para uma formação tecnológica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da atividade possui três etapas, que são integradas: Etapa 1: Conhecendo e fazendo <em>Blog</em><em>s</em>, Etapa 2: Produção textual e Etapa 3: Criação do <em>Blog</em><em> oficial</em> da referida escola e de <em>Blog</em><em>s</em> pessoais de cada aluno. É nossa intenção descrever os procedimentos da execução do projeto para demonstrar à sociedade científica o potencial desta ferramenta da educação no processo de inclusão digital, oferecendo a possibilidade de uma estratégia diferenciada referente à produção textual voltada para as TIC, que não costuma ser usual em instituições pertencentes ao sistema público de ensino.</p> Denize Piccolotto Carvalho, Jonas da Silva Gomes Júnior, Laurianne Franco de Lima Copyright (c) 2020 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8084 Tue, 25 Aug 2020 17:56:36 +0000