AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> pt-BR jackcon.colares@gmail.com (Jackson Colares da Silva) marcicley.reggo@gmail.com (Marcicley Rego Raposo) Tue, 21 Dec 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ARTE E EDUCAÇÃO NA CULTURA SURDA //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9151 <p>A presente pesquisa tem por finalidade promover uma reflexão sobre como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação da identidade surda ao evidenciar sua importância para a vida dos surdos e sua comunidade. Neste trabalho empregou-se a abordagem qualitativa cujo levantamento bibliográfico nos levou a utilizar textos de autores que abordam a arte surda como: Anjos (2008), Caldas (2006); e a surdez como: Nakagawa (2012), Perlin (2008), Quadros (2004), Skliar (1998), Strobel (2008), dentre outros autores que possuem pesquisas com temas que colaboraram para a elaboração deste artigo cuja finalidade é promover reflexões acerca da importância da arte surda para os alunos surdos e a Comunidade Surda, ao passo que tentamos identificar a existência de carências que envolvem o uso dessa arte no cotidiano do surdo, assim como sua relevância no auxílio para o processo de inclusão dos surdos na sociedade e seus benefícios, tanto para os surdos quanto para sua comunidade e afins.</p> Yuri Miguel Macedo Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9151 Tue, 07 Dec 2021 00:00:00 +0000 OS DISCURSOS SOBRE O ESTUDO REMOTO DA FLAUTA DOCE DURANTE A PRIMEIRA ONDA DA PANDEMIA DA COVID 19 NO ALTO DO PASCOAL ZONA NORTE DO RECIFE //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9163 <p>O presente estudo objetivou investigar a dinâmica do estudo da flauta doce via aulas remotas, conforme a portaria n° 343 do Ministério da Educação, que autorizou o ensino por meios digitais em razão da epidemia de COVID 19. O campo de pesquisa foi uma organização não governamental, situada na comunidade do Alto do Pascoal, em Recife-PE. Como aporte metodológico utilizou-se a observação das aulas e a realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e pais. De cunho qualitativo, empregou-se a análise de discurso de linha francesa para o exame dos dados. No resultado identificou-se que o estudo da flauta doce promoveu: concentração, memorização, coordenação motora e organização coletiva; configurando-se assim como uma importante ferramenta terapêutica em tempos de pandemia.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Flauta doce. estudo remoto. Análise de discurso.</p> Jevison Santa Cruz, Maria do Rosário Alves Leite Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9163 Tue, 07 Dec 2021 00:00:00 +0000 INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE INFOGRAFIA INTERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE BOOK-APP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9372 <p><span style="font-weight: 400;">As evoluções tecnológicas no meio digital têm facilitado o acesso do público a diversos tipos de produtos e serviços, a fim de tornar situações cotidianas mais práticas. O Design tem se mostrado eficiente na criação, auxílio e melhoria dos serviços digitais atualmente oferecidos, pois a preocupação com o layout, Interface e a relação do usuário com o produto, possibilita a soluções em óbices presentes nestas plataformas. Na educação, o uso de aplicativos e ferramentas que auxiliem alunos no cotidiano escolar têm se popularizado nos últimos anos, onde educadores deixam de condenar o uso dos aparelhos eletrônicos em salas de aula, e os utilizam como aliados a métodos educacionais. Dessa forma, o presente artigo versa sobre o desenvolvimento do book-app contemplando o processo pedagógico do ensino como ferramenta acessível com ênfase no mobile learning, a fim de tornar o ensino da educação formal para estudantes, mais interativo e dinâmico com auxílio de técnicas visuais e organizacionais pertinentes a infografia interativa.</span></p> Alef Santos Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9372 Mon, 13 Dec 2021 00:00:00 +0000 TEMPO E ESPAÇO DAS AULAS DE MÚSICA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9263 <p align="justify"><span style="font-family: Calibri Light, sans-serif;"><span style="font-size: small;">Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) na IES associada Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas. O objetivo desse texto é caracterizar o tempo e o espaço nos quais é desenvolvido o ensino coletivo de instrumento musical (ECIM) realizado durante as aulas curriculares de Arte numa escola estadual de tempo integral na zona sul de Manaus. Refletindo a partir do diálogo com Dewey (2007), Bondía (2002), Cavaliere (2007), e Gardner (1995), conclui-se que o ensino coletivo de instrumento musical é uma metodologia que se adequada às condições de funcionamento dessa escola de tempo integral. Além disso, o conteúdo desse trabalho contribui para o diálogo e reflexão sobre o ensino de música na educação básica, especialmente o ensino coletivo de instrumento musical na escola de tempo integral no Amazonas.</span></span></p> Mickelsen da Costa Picanço Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9263 Tue, 14 Dec 2021 00:00:00 +0000 A EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTE DE FORMA REMOTA: UM DIÁLOGO COM AS CONCEPÇÕES DE JORGE LARROSA //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9264 <p>Este é um relato de experiência resultante do ensino de Arte realizado com alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e 6° e 7° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, no ano de 2020, durante o regime especial de aulas não presenciais estabelecido pela rede estadual pública de ensino do Amazonas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O relato tem como finalidade refletir sobre essa experiência no processo de ensino e aprendizagem da Arte, a partir de uma análise documental e memorial, com procedimentos metodológicos envoltos nas ações realizadas pela escola e na prática docente de forma remota. Além disso, propõe-se a refletir esse contexto à luz das concepções sobre experiência e o saber da experiência do autor Jorge Larrosa (2014).</p> Muriell Gonçalves da Silva Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9264 Wed, 15 Dec 2021 00:00:00 +0000 PRÁTICAS CRIATIVAS DO DESIGN DE PRODUTO NO AUXÍLIO À ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9294 <p>A pesquisa objetiva a tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores do ensino básico. Correlaciona as áreas de Design e educação para dialogar com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e técnicas de criatividade. A abordagem da pesquisa é teórico-prática devido a natureza do trabalho proporciona um estudo do estado da arte e das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico foi referenciado as principais ferramentas e práticas criativas utilizadas no ensino de Design e realizado questionário com professores de graduação em Design da disciplina de Projeto de Produto. Como resultado, foi desenvolvido um quadro de consulta com sugestões advindas das correlações dos discursos da didática dos professores e com conteúdos selecionados de ciências do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o uso de abordagens metodológicas do Design na escola diversifica o ensino por meio de problemáticas práticas do dia a dia do estudante.</p> Camila Amaral Nóbrega de Medeiros, Itamar Ferreira da Silva Copyright (c) 2021 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/9294 Wed, 22 Dec 2021 00:00:00 +0000