AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae <p>A revista <strong>AEC&amp;D</strong> - Arte, Educação, Comunicação &amp; Design, tem como principal objetivo difundir trabalhos de pesquisa, estudos, artigos científicos e experiências do ambiente profissional das áreas das Artes, Educação, Comunicação &amp; Design interconectadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação. É, portanto, um espaço onde possam estar reunidos pesquisadores que lidam com as imbricações das artes, da educação, da comunicação, do design com a ciência e a tecnologia de maneira ampla e constante, construindo conhecimentos nesta relação entre áreas, de maneira específica, interdisciplinar e multidisciplinar, servindo de plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias.&nbsp;<br><a href="https://doi.org/10.29327/216572">https://doi.org/10.29327/216572</a><br>ISSN online: 2675-424X</p> pt-BR jackcon.colares@gmail.com (Jackson Colares da Silva) marcicley.reggo@gmail.com (Marcicley Rego Raposo) Sun, 19 Jan 2025 05:13:24 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 MÚSICA E MINECRAFT: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15573 <p>Este artigo tem a proposta de demonstrar a importância dos videogames como ferramenta de aprendizagem, conhecer os materiais que são usados para educação e propor o uso do jogo Minecraft como ferramenta músico-educacional, sugerindo um mapa interativo de educação musical dentro do Minecraft.&nbsp; A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa e apresenta o processo da história do jogo como algo inerente e fundamental ao ser humano: dos jogos eletrônicos até os dias atuais, com enfoque nos jogos educacionais e sobre videogame Minecraft. Como resultado, propôs-se a elaboração de um mapa interativo de teoria musical básica, testando os limites e comandos do jogo, dialogando com os elementos lúdicos e musicais inseridos nele, possibilitando com que questões voltadas a notas, melodias, escalas, ritmo e timbre fossem interpretadas dentro do seu mundo possibilita uma variedade atividades que alunos e professores podem usufruir.</p> Beatriz Nunes Chagas, Lucyanne de Melo Afonso Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15573 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 DAS CAVERNAS RUPESTRES ÀS CAVERNAS URBANAS: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17629 <p>Este estudo caminha por trilhas que não estão fechadas e, não objetivamos isso, portanto, nossa investigação surgiu a partir da percepção de espaços-territórios visuais ocupados por grafites situados no complexo urbano da cidade de Manaus, para tanto, realizamos um percurso para reconhecer visualmente o grafite, enquanto narrativa visual, para lançarmos ao encontro com os idealizadores, assim, usamos a história oral, através de uma entrevista, para depois, fazermos nossas considerações. Desse modo, estimamos que as reflexões/leituras aqui propostas não se esvaziem, pelo contrário, que sejam instigantes e motivadoras para novos conceitos e pertencimentos ao patrimônio cultural e identitário existente na cidade de Manaus.</p> Silvio Jânio Matos de Souza Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17629 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 +0000 CULTURA AMAZÔNICA: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17630 <p>Esse trabalho apresentar uma proposta de educação musical voltada para estudantes de uma Escola de Educação Básica. O estudo compreende um trabalho de apreciação e criação, envolvendo músicas que fazem parte do Sairé de Alter do Chão, festa tradicional realizada em uma vila, distrito de Santarém, Pará. A proposta abrange aulas teóricas e práticas, interligando os processos criativos interconectados ao componente curricular de Artes, onde os alunos participam de criações de arranjos musicais e de performances, voltados para a banda de música da escola.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Otávio Alberto Nogueira Ferreira , João Gustavo Kienen Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17630 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 +0000 DESAFIOS DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17631 <p>Este relato de experiência visa apresentar seis desafios educacionais relacionados ao ensino de música na educação básica (a abrangência das atividades musicais, a presença/ausência de laboratório de música, o tempo disponível para as aulas de música, o papel do professor de música na educação básica, a compreensão do potencial do estudante e a delimitação do papel da escola), entremeados com reflexões sobre esses desafios e indica a metodologia da Educação Coletiva de Instrumentos Musicais (ECIM) como uma estratégia eficaz em processos educacionais em música no ensino fundamental, baseando-se nas contribuições de Gardner (1995), Tourinho e Barreto (2003), Tourinho (2006) e Picanço (2023). Como metodologia, faz-se uso relato de experiência, sob a perspectiva de Mussi et al. (2021). Conclui indicando que os professores de música na educação básica podem lidar com os mesmos e/ou outros desafios, que tais desafios ensejam o protagonismo desses professores e que a ação dos docentes de música deve ser ousada e proativa no fomento do desenvolvimento educacional em música dos estudantes.</p> Mickelsen da Costa Picanço Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17631 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 +0000 GOTEIRA DOS ANDES: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17632 <p>Este artigo descreve a história e a formação do Grupo Raízes Caboclas e traz a análise de uma de suas músicas. O grupo foi fundado por Celdo Braga e três alunos em 1982 em Benjamin Constant, Amazonas, celebrando a identidade cultural amazônica e homenageando os povos Tikuna. Com o passar dos anos, o grupo se expandiu e incorporou em suas músicas diversos instrumentos que imitam os sons da natureza, refletindo assim a identidade cultural do homem amazônico através da música. O texto destaca a importância histórica e cultural do rio Amazonas, abordando suas origens nos Andes peruanos, sua jornada através de vários países sul-americanos e sua relevância como patrimônio cultural imaterial. A música analisada "Goteira dos Andes" presta homenagem ao Rio Amazonas, apresentando uma mistura de influências culturais da Colômbia e do Peru, representada por uma base rítmica de cúmbia. A análise estrutural da música revela a presença de instrumentos tradicionais andinos e amazônicos. A composição é dividida em três seções distintas, cada uma com elementos melódicos e harmônicos específicos, sem movimentos dissonantes ou modulações significativas.</p> Leonice Farias Silva, Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17632 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 +0000 A TÉCNICA DE KLAUSS VIANNA: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17633 <p><strong>Resumo</strong>: Este trabalho discute a profundidade que a técnica de Klauss Vianna traz como dispositivo de corpos expressivos em Dança. Este trabalho investiga possibilidades corporais que a técnica possa oferecer a pessoas iniciantes em dança na faixa etária de 15 a 29 anos. A Técnica tem como característica a investigação da consciência corporal, visando a&nbsp;&nbsp; escuta, atenção e&nbsp; acionamento do corpo, ressaltando que atenção e a escuta são desenvolvidas na construção de um movimento consciente, sem ignorar a conexão entre os conteúdos conscientes e inconscientes na produção de movimento e comunicação, assim o movimento se exteriorizar com sua individualidade trazendo suas percepções consigo, destrinchando a técnica por meio da sua estruturação didática e o estudo dos típicos corporais no dia a dia de sala de aula.</p> Valdeane Silva dos Santos, Yara dos Santos Costa Passos Copyright (c) 2025 AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17633 Sun, 19 Jan 2025 00:00:00 +0000