Sistemas de comunicação alternativa para a educação musical especial: adaptação dos sistemas PECs e BLISS
DOI:
https://doi.org/10.29327/216572.1.3-2Palavras-chave:
Inclusion. Special musical education. Alternative communication systems. Assistive technologies.Resumo
O presente artigo aborda os resultados das pesquisas iniciação tecnológica sobre Sistemas de comunicação alternativa para o ensino da música: PECs e BLISS. Apresenta uma proposta de ferramenta para pessoas que tem problemas correlatos de comunicação e fala. Os materiais produzidos são cartelas de imagens, organizados por temáticas de conteúdo da música com base nos sistemas de comunicação alternativa. Para o sistema BLISS foram produzidos 6 grupos de cores conforme o formato do BLISS, cada cor contendo entre 30 a 60 cartelas BLISS, perfazendo um total de 236 cartelas; e para o sistema PECs foram elaborados e produzidos 21 arquivos, cada um contendo entre 8 a 15 cartelas PECs, perfazendo um total de 140 cartelas. Esta quantidade é somente o básico de cada sistema e poderá ser acrescentado mais cartelas conforme a necessidade do ensino e do desenvolvimento da aprendizagem e da comunicação.
Downloads
