Sistemas de comunicação alternativa para a educação musical especial: adaptação dos sistemas PECs e BLISS

Autores

  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas
  • Diana Gleice Gama Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Sandy Heloisa de Lima Pereira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Inclusion. Special musical education. Alternative communication systems. Assistive technologies.

Resumo

O presente artigo aborda os resultados das pesquisas iniciação tecnológica sobre Sistemas de comunicação alternativa para o ensino da música: PECs e BLISS. Apresenta uma proposta de ferramenta para pessoas que tem problemas correlatos de comunicação e fala. Os materiais produzidos são cartelas de imagens, organizados por temáticas de conteúdo da música com base nos sistemas de comunicação alternativa. Para o sistema BLISS foram produzidos 6 grupos de cores conforme o formato do BLISS, cada cor contendo entre 30 a 60 cartelas BLISS, perfazendo um total de 236 cartelas; e para o sistema PECs foram elaborados e produzidos 21 arquivos, cada um contendo entre 8 a 15 cartelas PECs, perfazendo um total de 140 cartelas. Esta quantidade é somente o básico de cada sistema e poderá ser acrescentado mais cartelas conforme a necessidade do ensino e do desenvolvimento da aprendizagem e da comunicação.

Biografia do Autor

Diana Gleice Gama Lima, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso em Licenciatura em Música da UFAM, voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROTEC/UFAM

Sandy Heloisa de Lima Pereira , Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso em Licenciatura em Música da UFAM, voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROTEC/UFAM.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

de Melo Afonso, L., Gama Lima, D. G. ., & de Lima Pereira , S. H. (2020). Sistemas de comunicação alternativa para a educação musical especial: adaptação dos sistemas PECs e BLISS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(3), 31–42. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8564