Sistemas de comunicação alternativa para a educação musical especial: adaptação dos sistemas PECs e BLISS

Autores/as

  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas
  • Diana Gleice Gama Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Sandy Heloisa de Lima Pereira Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Inclusion. Special musical education. Alternative communication systems. Assistive technologies.

Resumen

O presente artigo aborda os resultados das pesquisas iniciação tecnológica sobre Sistemas de comunicação alternativa para o ensino da música: PECs e BLISS. Apresenta uma proposta de ferramenta para pessoas que tem problemas correlatos de comunicação e fala. Os materiais produzidos são cartelas de imagens, organizados por temáticas de conteúdo da música com base nos sistemas de comunicação alternativa. Para o sistema BLISS foram produzidos 6 grupos de cores conforme o formato do BLISS, cada cor contendo entre 30 a 60 cartelas BLISS, perfazendo um total de 236 cartelas; e para o sistema PECs foram elaborados e produzidos 21 arquivos, cada um contendo entre 8 a 15 cartelas PECs, perfazendo um total de 140 cartelas. Esta quantidade é somente o básico de cada sistema e poderá ser acrescentado mais cartelas conforme a necessidade do ensino e do desenvolvimento da aprendizagem e da comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Gleice Gama Lima, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso em Licenciatura em Música da UFAM, voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROTEC/UFAM

Sandy Heloisa de Lima Pereira , Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso em Licenciatura em Música da UFAM, voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROTEC/UFAM.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

de Melo Afonso, L., Gama Lima, D. G. ., & de Lima Pereira , S. H. (2020). Sistemas de comunicação alternativa para a educação musical especial: adaptação dos sistemas PECs e BLISS. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 1(3), 31–42. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8564