HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA

Autores/as

  • Francisco Jayme SEDUC
  • Lucyanne de Melo Afonso Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, História da Música, História em quadrinhos

Resumen

O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa ProfArtes – Mestrado Profissional em Ensino de Artes – PPG-ART-MP-UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. O trabalho elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. O objetivo da pesquisa é demonstrar a história da música em quadrinhos como uma proposta didática para auxiliar no ensino de música. O processo metodológico é de caráter qualitativo e o método utilizado é o experimental de Gil (2002), e a pedagogia histórico-crítica de Saviani (2011), juntamente com a abordagem triangular de Ana Mae (2010); (2014), e como resultado esse trabalho revelou aspectos motivadores interessantes como o uso do lúdico no ensino de Arte/Música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Jayme, F. ., & de Melo Afonso, L. . (2025). HISTÓRIA EM QUADRINHOS: : RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES COMO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 17–23. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17593