A experiência docente do curso técnico em mecânica no ensino remoto emergencial
Experiência docente no ERE
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13632Palavras-chave:
Educação profissional, Formação técnica, Estratégias educacionaisResumo
A pandemia provocada pelo Covid-19 trouxe mudanças no processo de ensino-aprendizagem e a organização do ensino remoto emergencial (ERE) foi a forma encontrada pelos órgãos competentes para a continuidade das atividades acadêmicas, sendo a tecnologia a articuladora da relação docente-discente nesse período. O presente artigo apresenta a experiência dos docentes do curso técnico em mecânica do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, cujo objetivo foi identificar ferramentas e fazeres profissionais desenvolvidos no ERE que possuam possibilidades de permanência. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documentos reguladores e entrevistas. Os resultados demonstram que foi uma experiência que trouxe benefícios, oportunidades e demonstrou fragilidades que transitam pela formação docente inicial e continuada, pela inclusão de novas tecnologias em sala de aula, pela mudança comportamental discente e docente. Os docentes exteriorizaram que as mudanças comportamentais e o desenvolvimento de competências digitais permanecerão, assim como o uso articulado de algumas metodologias como podcasts e simulações. O contexto pandêmico encerra-se deixando questionamentos e acontecimentos importantes que devem ser examinados para o desenvolvimento educacional frente às novas demandas contemporâneas.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, S. et al. COVID 19 e a infecção por SARS-CoV-2 em um panorama geral. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, 3 (2), 3508-3522, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9101/7732
ARAÚJO, M. P. N. et al. Residency is residency, work is work: a qualiquantitative study on the remote work of university professors during the COVID-19 pandemic. Research Society and Development, 10 (9), e24310918068, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i918068
BANNEL, R. I. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. 2016.
BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm
BRASIL. Portaria nº 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119
BRASIL. Portaria nº 617, de 03 de agosto de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-617-de-3-de-agosto-de-2020-270223844
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 09, de 08 de junho de 2020. Reexame do Parecer CNE/CP Nº 05/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 11, de 07 de julho de 2020. Dispõe Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020.
DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: VII Congresso Nacional de Educação. Alagoas, 2020. Anais [...], Alagoas. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf
FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e260256, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 144p.
GOUVÊA, P.; PANIAGO, R.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, Goiás, v.16, n. 01, p. 01-21. 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651
HODGES, C. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2 (1), 1-24, 2020. Disponível em: https://www.escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16
IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 216, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades presenciais nos campi e na Reitoria, a partir do dia 17 de março de 2020, por tempo indeterminado (revogada pela Portaria nº 379/2020). (2020a). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos
IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 225, de 19 de março de 2020. Orientações quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. (2020b). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos
IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 237, de 25 de março de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional e temporário, a jornada de trabalho remoto no IF Sudeste MG (2020c). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos
IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Resolução CONSU nº 32, de 28 de agosto de 2020. Suspensão das Atividades Presenciais e do Calendário Acadêmico. (2020d). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/ere
IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Instrução Normativa nº 05, de 04 de setembro de 2020. Dispõe sobre orientações gerais acerca das atividades docentes durante as medidas de proteção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2), no âmbito do IF Sudeste MG. (2020e). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/instrucao-normativa-no01-2020-ere.pdf/
LIRA, B. C. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2016. 128p.
MARCOM, J. L. R.; BLEICHER, S. Práticas com o uso das tecnologias na educação profissional e tecnológica (EPT): um potencial inovador para o desenvolvimento de aulas presenciais. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. EaD. Anais [...], Ead. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1649
MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas. Papirus. 2017. 176p.
NEGREIROS, F.; OLIVEIRA F. B. Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo, Pimenta Cultural. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/17912/2/A_Psicologia_escolar_e_educacional_pensando_as_infncias_na_pandemia_os_reflexos_do_antes_ao_depois_do_isolamento.pdf
NUNES, P. G.; PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Dossiê- Educação Brasileira e a EAD no contexto da pandemia COVID-19: perspectivas e desafios. Itinerarius Reflectiones, 16 (1), 1-21, 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651
ORTEGA, L. M. R.; ROCHA, V. F. O dia depois de amanhã na realidade e nas mentes: o que esperar da escola pós-pandemia? Pedagogia em Ação, 13 (1), 302-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23782/16820
ROCHA, S. R.; QUINTANA, S. M.; ROMÃO, G. S. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina, 48 (8), 475-479, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/09/1118625/femina-2020-488-475-479.pdf
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Digital competences in education: a discussion of the concept. Educação em Revista, 35 (1), 1-32, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940 .
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2019. 30p.