The teaching experience of the technical course in Mechanics at IF Sudeste MG – Juiz de Fora in Remote Emergency Teaching (ERE)

Experiência docente no ERE

Authors

  • Cíntia Fernanda Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG
  • Adriano Reder de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13632

Keywords:

Professional education, Technical graduation, Educational strategies

Abstract

The pandemic caused by COVID-19 brought changes in the teaching-learning process, and the organization of emergency remote teaching (ERE) was the way found by the competent bodies to continue academic activities, with technology being the articulator of the teacher-student relationship in this period. This article presents the experience of the teachers of the technical course in mechanics at the IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, whose objective was to identify tools and professional actions presented in the ERE that have possibilities of permanence. This is a qualitative study based on bibliographical research, regulatory documents and interviews. The results showed that it was an experience that brought benefits, opportunities and revealed weaknesses which permeate initial and continuing teacher training, the inclusion of new technologies in the classroom, student and teacher behavioral management. Teachers concluded that behavioral changes and the development of digital skills will remain, as well as the articulated use of some methodologies such as podcasts and simulations. The pandemic context ends by leaving questions and important events that must be examined for educational development in the face of new contemporary demands.

 

Author Biographies

Cíntia Fernanda Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Mestranda em Educação Profissional Tecnológica (IF-Sudeste MG). Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL), Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (FESL) e MBA em Gestão de Pessoas (UNIFASE). Graduada em Pedagogia (UERJ) e Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNIFASE). Atuante no ensino superior como pedagoga e docente, realizando atividades no departamento de coordenadoria de suporte e atendimento ao aluno e docente da disciplina de Desenvolvimento Infantil. Possui experiência generalista em Recursos Humanos, com ênfase em recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, educação corporativa e gestão do desenvolvimento humano.

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e doutorado em Parasitologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Taxonomia e Ecologia de populações e comunidades parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos peixes e de aves silvestres, além da variação temporal das populações e comunidades de parasitos de peixes de água doce. Tem atuado também na área de Políticas Públicas em Educação, principalmente relacionadas a Assistência Estudantil e Vulnerabilidade dos discentes.

References

ALMEIDA JÚNIOR, S. et al. COVID 19 e a infecção por SARS-CoV-2 em um panorama geral. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, 3 (2), 3508-3522, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9101/7732

ARAÚJO, M. P. N. et al. Residency is residency, work is work: a qualiquantitative study on the remote work of university professors during the COVID-19 pandemic. Research Society and Development, 10 (9), e24310918068, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i918068

BANNEL, R. I. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. 2016.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm

BRASIL. Portaria nº 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119

BRASIL. Portaria nº 617, de 03 de agosto de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-617-de-3-de-agosto-de-2020-270223844

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 09, de 08 de junho de 2020. Reexame do Parecer CNE/CP Nº 05/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 11, de 07 de julho de 2020. Dispõe Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020.

DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: VII Congresso Nacional de Educação. Alagoas, 2020. Anais [...], Alagoas. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e260256, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 144p.

GOUVÊA, P.; PANIAGO, R.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, Goiás, v.16, n. 01, p. 01-21. 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651

HODGES, C. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2 (1), 1-24, 2020. Disponível em: https://www.escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 216, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades presenciais nos campi e na Reitoria, a partir do dia 17 de março de 2020, por tempo indeterminado (revogada pela Portaria nº 379/2020). (2020a). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 225, de 19 de março de 2020. Orientações quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. (2020b). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 237, de 25 de março de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional e temporário, a jornada de trabalho remoto no IF Sudeste MG (2020c). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Resolução CONSU nº 32, de 28 de agosto de 2020. Suspensão das Atividades Presenciais e do Calendário Acadêmico. (2020d). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/ere

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Instrução Normativa nº 05, de 04 de setembro de 2020. Dispõe sobre orientações gerais acerca das atividades docentes durante as medidas de proteção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2), no âmbito do IF Sudeste MG. (2020e). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/instrucao-normativa-no01-2020-ere.pdf/

LIRA, B. C. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2016. 128p.

MARCOM, J. L. R.; BLEICHER, S. Práticas com o uso das tecnologias na educação profissional e tecnológica (EPT): um potencial inovador para o desenvolvimento de aulas presenciais. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. EaD. Anais [...], Ead. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1649

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas. Papirus. 2017. 176p.

NEGREIROS, F.; OLIVEIRA F. B. Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo, Pimenta Cultural. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/17912/2/A_Psicologia_escolar_e_educacional_pensando_as_infncias_na_pandemia_os_reflexos_do_antes_ao_depois_do_isolamento.pdf

NUNES, P. G.; PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Dossiê- Educação Brasileira e a EAD no contexto da pandemia COVID-19: perspectivas e desafios. Itinerarius Reflectiones, 16 (1), 1-21, 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651

ORTEGA, L. M. R.; ROCHA, V. F. O dia depois de amanhã na realidade e nas mentes: o que esperar da escola pós-pandemia? Pedagogia em Ação, 13 (1), 302-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23782/16820

ROCHA, S. R.; QUINTANA, S. M.; ROMÃO, G. S. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina, 48 (8), 475-479, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/09/1118625/femina-2020-488-475-479.pdf

SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Digital competences in education: a discussion of the concept. Educação em Revista, 35 (1), 1-32, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940 .

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2019. 30p.

Published

2024-06-04

How to Cite

MARQUES, C. F.; CARVALHO, A. R. de. The teaching experience of the technical course in Mechanics at IF Sudeste MG – Juiz de Fora in Remote Emergency Teaching (ERE): Experiência docente no ERE . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13632. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13632. Acesso em: 21 nov. 2024.