La experiencia docente del curso técnico en Mecánica de la IF Sudeste MG – Juiz de Fora em La Enseñanza a Distancia de Emergencias (ERE)

Experiência docente no ERE

Autores/as

  • Cíntia Fernanda Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG
  • Adriano Reder de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13632

Palabras clave:

Educación professional, Formación técnica, Estrategias educativas

Resumen

La pandemia provocada por el COVID-19 trajo cambios en el proceso de enseñanza-aprendizaje, y la organización de la enseñanza a distancia de emergencia (ERE) fue el camino encontrado por los órganos competentes para dar continuidad a las actividades académicas, siendo la tecnologia el articulador de la relación docente-alumno en este período. Este artículo presenta la experiencia de docentes del curso técnico en mecánica de la IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, cuyo objetivo fue identificar herramientas y prácticas profesionales desarrolladas en la ERE que tengan posibilidades de permanencia. Se trata de un estudio cualitativo basado em investigación bibliográfica, documentos normativos y entrevistas. Los resultados muestran que fue una experiencia que trajo beneficios, oportunidades y demostró debilidades que transitan por la formación inicial y continuada de los docentes, la inclusión de las nuevas tecnologias em el aula, el cambio de comportamiento de los estudiantes y docentes. Los docentes exteriorizaron eso se mantendrán los cambios de comportamiento y el desarrollo de habilidades digitales, así como el uso articulado de algunas metodologías como el podcast y las imulación. El contexto de pandemia termina dejando interrogantes y hechos importantes que deben ser examinados para el desarrollo educativo frente a las nuevas demandas contemporáneas.

Biografía del autor/a

Cíntia Fernanda Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Mestranda em Educação Profissional Tecnológica (IF-Sudeste MG). Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL), Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (FESL) e MBA em Gestão de Pessoas (UNIFASE). Graduada em Pedagogia (UERJ) e Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNIFASE). Atuante no ensino superior como pedagoga e docente, realizando atividades no departamento de coordenadoria de suporte e atendimento ao aluno e docente da disciplina de Desenvolvimento Infantil. Possui experiência generalista em Recursos Humanos, com ênfase em recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, educação corporativa e gestão do desenvolvimento humano.

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e doutorado em Parasitologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Taxonomia e Ecologia de populações e comunidades parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos peixes e de aves silvestres, além da variação temporal das populações e comunidades de parasitos de peixes de água doce. Tem atuado também na área de Políticas Públicas em Educação, principalmente relacionadas a Assistência Estudantil e Vulnerabilidade dos discentes.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, S. et al. COVID 19 e a infecção por SARS-CoV-2 em um panorama geral. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, 3 (2), 3508-3522, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/9101/7732

ARAÚJO, M. P. N. et al. Residency is residency, work is work: a qualiquantitative study on the remote work of university professors during the COVID-19 pandemic. Research Society and Development, 10 (9), e24310918068, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i918068

BANNEL, R. I. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. 2016.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm

BRASIL. Portaria nº 376, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119

BRASIL. Portaria nº 617, de 03 de agosto de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio nas instituições do sistema federal de ensino, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Gabinete do Ministro. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-617-de-3-de-agosto-de-2020-270223844

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 05, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 09, de 08 de junho de 2020. Reexame do Parecer CNE/CP Nº 05/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 11, de 07 de julho de 2020. Dispõe Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, DF: Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020.

DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: VII Congresso Nacional de Educação. Alagoas, 2020. Anais [...], Alagoas. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e260256, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 144p.

GOUVÊA, P.; PANIAGO, R.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, Goiás, v.16, n. 01, p. 01-21. 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651

HODGES, C. et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2 (1), 1-24, 2020. Disponível em: https://www.escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 216, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão das atividades presenciais nos campi e na Reitoria, a partir do dia 17 de março de 2020, por tempo indeterminado (revogada pela Portaria nº 379/2020). (2020a). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 225, de 19 de março de 2020. Orientações quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. (2020b). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Portaria R-Nº 237, de 25 de março de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional e temporário, a jornada de trabalho remoto no IF Sudeste MG (2020c). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/projetoreencontro-v1/documentos

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Resolução CONSU nº 32, de 28 de agosto de 2020. Suspensão das Atividades Presenciais e do Calendário Acadêmico. (2020d). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/ere

IF SUDESTE MG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais). Instrução Normativa nº 05, de 04 de setembro de 2020. Dispõe sobre orientações gerais acerca das atividades docentes durante as medidas de proteção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2), no âmbito do IF Sudeste MG. (2020e). Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/documentos-institucionais/projetos/projeto-reencontro/comissao-6/instrucao-normativa-no01-2020-ere.pdf/

LIRA, B. C. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2016. 128p.

MARCOM, J. L. R.; BLEICHER, S. Práticas com o uso das tecnologias na educação profissional e tecnológica (EPT): um potencial inovador para o desenvolvimento de aulas presenciais. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. EaD. Anais [...], Ead. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1649

MORAN, J. M.; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas. Papirus. 2017. 176p.

NEGREIROS, F.; OLIVEIRA F. B. Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo, Pimenta Cultural. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/17912/2/A_Psicologia_escolar_e_educacional_pensando_as_infncias_na_pandemia_os_reflexos_do_antes_ao_depois_do_isolamento.pdf

NUNES, P. G.; PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Dossiê- Educação Brasileira e a EAD no contexto da pandemia COVID-19: perspectivas e desafios. Itinerarius Reflectiones, 16 (1), 1-21, 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/68651

ORTEGA, L. M. R.; ROCHA, V. F. O dia depois de amanhã na realidade e nas mentes: o que esperar da escola pós-pandemia? Pedagogia em Ação, 13 (1), 302-314, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23782/16820

ROCHA, S. R.; QUINTANA, S. M.; ROMÃO, G. S. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina, 48 (8), 475-479, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/09/1118625/femina-2020-488-475-479.pdf

SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Digital competences in education: a discussion of the concept. Educação em Revista, 35 (1), 1-32, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940 .

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Editora Vozes Limitada. 2019. 30p.

Publicado

2024-06-04

Cómo citar

MARQUES, C. F.; CARVALHO, A. R. de. La experiencia docente del curso técnico en Mecánica de la IF Sudeste MG – Juiz de Fora em La Enseñanza a Distancia de Emergencias (ERE): Experiência docente no ERE . Revista Amazônida do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13632. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13632. Acesso em: 6 oct. 2024.