OS MUSEUS VIRTUAIS E MEMORIAIS: ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E DE RESGATE DA MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ORIGINÁRIAS AOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.14939Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, identidade, pertencimentoResumo
A lei nº 11.892, publicada em 2008, promoveu a mais recente transformação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RFEPCT), unificando diversas instituições com distintas histórias e culturas, sendo elas os Centros Federais de Educação Tecnológica, as Escolas Agrotécnicas, as Escolas Técnicas Federais e Escolas vinculadas à Universidades Federais, que passaram a compor os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Considerando a história secular da educação profissional e tecnológica no país, este artigo tem como objetivo analisar os museus e memoriais virtuais criados pelas instituições que compõem a RFEPCT. O percurso metodológico baseado em pesquisas bibliográficas propiciou o estudo de sete casos. Para cada uma das iniciativas, foi feito um breve histórico da instituição, com seu contexto da criação, os objetivos e justificativas de criação do museu ou memorial e as principais informações encontradas por meio da navegação no site. Em observação às iniciativas encontradas, percebe-se que algumas delas apresentam como justificativa a necessidade de as instituições buscarem um espaço que resgate sua memória, que seja configurado como espaços não formal de ensino e que fortaleça os laços de identidade e pertencimento. Considerando o resultado desta pesquisa, pode-se concluir que ainda é muito pequeno o número de museus e memoriais virtuais com o objetivo de resgatar a história de instituições da RFEPCT, embora seja consenso que os Institutos Federais ainda não consolidaram uma identidade própria.
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