A experiência docente do curso técnico em mecânica no ensino remoto emergencial

Experiência docente no ERE

Autores

  • Cíntia Fernanda Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG
  • Adriano Reder de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13632

Palavras-chave:

Educação profissional, Formação técnica, Estratégias educacionais

Resumo

A pandemia provocada pelo Covid-19 trouxe mudanças no processo de ensino-aprendizagem e a organização do ensino remoto emergencial (ERE) foi a forma encontrada pelos órgãos competentes para a continuidade das atividades acadêmicas, sendo a tecnologia a articuladora da relação docente-discente nesse período. O presente artigo apresenta a experiência dos docentes do curso técnico em mecânica do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, cujo objetivo foi identificar ferramentas e fazeres profissionais desenvolvidos no ERE que possuam possibilidades de permanência. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documentos reguladores e entrevistas. Os resultados demonstram que foi uma experiência que trouxe benefícios, oportunidades e demonstrou fragilidades que transitam pela formação docente inicial e continuada, pela inclusão de novas tecnologias em sala de aula, pela mudança comportamental discente e docente. Os docentes exteriorizaram que as mudanças comportamentais e o desenvolvimento de competências digitais permanecerão, assim como o uso articulado de algumas metodologias como podcasts e simulações. O contexto pandêmico encerra-se deixando questionamentos e acontecimentos importantes que devem ser examinados para o desenvolvimento educacional frente às novas demandas contemporâneas.

 

Biografia do Autor

Cíntia Fernanda Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Mestranda em Educação Profissional Tecnológica (IF-Sudeste MG). Especialista em Psicopedagogia Institucional (FESL), Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (FESL) e MBA em Gestão de Pessoas (UNIFASE). Graduada em Pedagogia (UERJ) e Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNIFASE). Atuante no ensino superior como pedagoga e docente, realizando atividades no departamento de coordenadoria de suporte e atendimento ao aluno e docente da disciplina de Desenvolvimento Infantil. Possui experiência generalista em Recursos Humanos, com ênfase em recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores, educação corporativa e gestão do desenvolvimento humano.

Adriano Reder de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFMG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e doutorado em Parasitologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Taxonomia e Ecologia de populações e comunidades parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos peixes e de aves silvestres, além da variação temporal das populações e comunidades de parasitos de peixes de água doce. Tem atuado também na área de Políticas Públicas em Educação, principalmente relacionadas a Assistência Estudantil e Vulnerabilidade dos discentes.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

MARQUES, C. F.; CARVALHO, A. R. de. A experiência docente do curso técnico em mecânica no ensino remoto emergencial : Experiência docente no ERE . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i1.13632. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13632. Acesso em: 22 dez. 2024.