APRESENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO QUE PENSA, AGE E ENFRENTA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.4296Resumo
O terceiro número on-line da Revista Amazônida apresenta pesquisas que tratam temas variados da educação básica, que vão da organização do trabalho docente a experiências educativas no espaço escolar em diferentes espaços e geografias. As análises são parte de um contexto de “reformas” e mudanças que se apresentam como parte da política oficial e legal para o campo da educação. Esses processos chegam à sociedade como necessários para uma “modernização” das áreas de relevância social, e dentre elas, a educação. Um dos exemplos mais simbólicos é a propalada Reforma do Ensino Médio, que aos olhos críticos e proeminentes em educação, se configura como um regresso aos moldes de um Ensino Médio dual, atrelado à modernização tecnológica, a demanda mercadológica e a lógica produtivista. Assim, neste volume os resultados das pesquisas perpassam a organização do trabalho docente como instrumento de efetivação do direito à educação e a formação docente para atendimento à educação inclusiva, discussões que se atrelam ao campo do financiamento, da transferência de recursos públicos para o setor privado e ao da gestão de resultados, em que nem os jovens e as crianças são poupados. A configuração disposta resulta da seleção de oito artigos, com temáticas diversificadas, e que procuram apresentar o pensamento e as preocupações acadêmicas em vigor. Assim, este número conta com colaborações de pesquisadores de distintas instituições como, por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e a Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS). Os envolvidos asseguram a esta edição uma publicação uma interlocução com distintos pesquisadores, tanto no aspecto institucional quanto geográfico.