APRESENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO QUE PENSA, AGE E ENFRENTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.4296

Resumo

O terceiro número on-line da Revista Amazônida apresenta pesquisas que tratam temas variados da educação básica, que vão da organização do trabalho docente a experiências educativas no espaço escolar em diferentes espaços e geografias. As análises são parte de um contexto de “reformas” e mudanças que se apresentam como parte da política oficial e legal para o campo da educação. Esses processos chegam à sociedade como necessários para uma “modernização” das áreas de relevância social, e dentre elas, a educação. Um dos exemplos mais simbólicos é a propalada Reforma do Ensino Médio, que aos olhos críticos e proeminentes em educação, se configura como um regresso aos moldes de um Ensino Médio dual, atrelado à modernização tecnológica, a demanda mercadológica e a lógica produtivista. Assim, neste volume os resultados das pesquisas perpassam a organização do trabalho docente como instrumento de efetivação do direito à educação e a formação docente para atendimento à educação inclusiva, discussões que se atrelam ao campo do financiamento, da transferência de recursos públicos para o setor privado e ao da gestão de resultados, em que nem os jovens e as crianças são poupados. A configuração disposta resulta da seleção de oito artigos, com temáticas diversificadas, e que procuram apresentar o pensamento e as preocupações acadêmicas em vigor.  Assim, este número conta com colaborações de pesquisadores de distintas instituições como, por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e a Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS). Os envolvidos asseguram a esta edição uma publicação uma interlocução com distintos pesquisadores, tanto no aspecto institucional quanto geográfico.

Biografia do Autor

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade de Minho (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora da Universidade Federal do Amazonas, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e professora do Curso de Pedagogia. Área de interesse: Política pública, fundamentos da educação e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia.

David Goes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas- UFAM; SEDUC-AM

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura plena) pelo Centro Universitário do Norte-UNINORTE.  Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFAM. Atuando principalmente nos segmento de Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Genética Médica e Bioquímica, com ênfase em Distúrbios Genéticos e Metabólicos. Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Amazonas na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária, nesse período desenvolveu atividades de pesquisa científica com fungos fitopatológicos. Atualmente é professor na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas na área de Ciências Naturais.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-31

Como Citar

MAIA GARCIA, F.; FERREIRA, D. G. APRESENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO QUE PENSA, AGE E ENFRENTA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 01–02, 2018. DOI: 10.29280/rappge.v1i1.4296. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4296. Acesso em: 19 abr. 2024.