A UNIDADE GEOAMBIENTAL TABULEIRO COSTEIRO E O PLANEJAMENTO MUNICIPAL: O CASO DE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN
Palabras clave:
Tabuleiro Costeiro, Planejamento, Senador Georgino Avelino, Legislação.Resumen
O presente artigo tem como objetivos mapear e caracterizar a unidade geoambiental TabuleiroCosteiro no município de Senador Georgino Avelino/RN, compartimentando-a em função de relevo edeclividade, e verificar as limitações legais à sua ocupação, fornecendo suporte ao planejamentoambiental e territorial local. Para tanto, a metodologia adotada embasa-se na a abordagemgeossistêmica (SOTCHAVA, 1977) e a noção de “Unidade Ecodinâmica” (TRICART, 1977) e suasaplicações às atividades do planejamento ambiental. Para fins de mapeamento utilizou-se ortofotos dealta resolução espacial, curvas de nível com 5m de equidistância e operações de cartografiageomorfológica em Sistema de Informação Geográfica. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográficae trabalho de campo. Dessa maneira, verificou-se que a unidade Tabuleiro Costeiro ocupa 19% domunicípio estudado e que em função da escala adotada e a topografia, foi possível subdividi-la em:Tabuleiro Costeiro/Superfície Tabular, Tabuleiro Costeiro/Borda e Tabuleiro Costeiro/SuperfícieAplainada. Cada subunidade apresenta dinâmicas e paisagens diferenciadas, o que exige serconsiderado no planejamento, reduzindo assim as chances de tomadas de decisões errôneas quanto aspermissões e restrições de uso na área.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Campelo Pereira, V. H., & Antonio Cestaro, L. (2012). A UNIDADE GEOAMBIENTAL TABULEIRO COSTEIRO E O PLANEJAMENTO MUNICIPAL: O CASO DE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN. REVISTA GEONORTE, 3(6), 390–401. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2036
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).