A ABORDAGEM CLIMATOLÓGICA E OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino da Geografia Escolar. Abordagem climatológica. Recursos didáticos.Resumo
A climatologia geográfica como conteúdo da disciplina de Geografia traz consigo diversas situações que podem ser abordadas dentro da sala de aula, assim como do ambiente escolar. Entretanto, entre as várias dificuldades encontradas pelo docente de Geografia, os desafios são: a abordagem dos conteúdos da climatologia de acordo com as suas mais recentes concepções, diante dos recursos (in) disponíveis na maioria das escolas da rede pública de ensino fundamental, e o esforço intelectual a ser feito para sua conotação geográfica já. Com isso se faz necessário cada vez mais discutir o que ensinar? O pra quê ensinar? O como ensinar. O professor deve ter objetivos claros ao trabalhar com recursos didáticos, para isso mais uma vez é preciso enfatizar a importância do apoio estrutural da escola, manipulando materiais concretos, o aluno envolve-se fisicamente em uma situação de aprendizagem ativa. Através da pesquisa qualitativa de Estudo de Caso nos sextos anos do Ensino Fundamental da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco na cidade de Fortaleza/CE foi possível mostrar se há de fato a utilização de recursos didáticos ou não na sala de aula. Assim foram listados alguns conteúdos de clima e a partir de entrevistas com os alunos do ano supracitado foi possível identificar que eles têm maior dificuldade em definir e diferenciar Tempo e Clima, expressando vários motivos. Além de elaborar juntos aos docentes e discentes da escola um recurso didático de abordagem climatológica junto aos professores de Geografia e os alunos, esse foi uma cartilha bilíngue sobre as definições e diferenciações de Tempo e Clima abordado de maneira lúdica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).