INTERPRETANDO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AGUDO (RS) A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL
Keywords:
Paisagem. História Ambiental. Colonização alemã.Abstract
O presente artigo versa sobre o processo de reconstrução da história ambiental do município deAgudo – RS, a partir das transformações da paisagem promovidas pela colonização alemã noestado do Rio Grande do Sul, especialmente no final do século XX, para determinar asmudanças promovidas pelos colonizadores frente à exploração ambiental. O objetivo destetrabalho é o de compreender a história ambiental do município de Agudo no estado do RioGrande do Sul a partir das transformações ocorridas ao longo do século XX. Nesse artigobuscou-se fazer a caracterização geográfica do município bem como a busca teórico-conceitualsobre a história ambiental do município, a pesquisa de campo e a união da teoria com a práticapara assim alcançar os objetivos pretendidos. Assim, neste trabalho, pretende-se ter aapresentação de alguns aspectos referentes às transformações paisagísticas no município deAgudo como reflexo da colonização alemã no Rio Grande do Sul no século XX.Downloads
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Roos, A., & Severo Figueiró, A. (2012). INTERPRETANDO A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AGUDO (RS) A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1032–1044. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2004
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).