GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO USO DA TERRA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS
Palabras clave:
Bacia Hidrográfica, SIG, Idrisi Andes, ALOS.Resumen
O presente artigo tem como objetivo principal analisar os diferentes tipos de uso e ocupação da terra embacia hidrográfica com a utilização das tecnologias de geoprocessamento. Dentre elas, os sistemas deinformações geográficas e o sensoriamento remoto, em específico o aplicativo de SIG Idrisi Taiga e asimagens do satélite japonês ALOS (Advanced Land Observing Satellite), para a subsidiar açõesrelacionadas ao planejamento e gestão dos recursos naturais, tendo a bacia hidrográfica como delimitadorda área de estudo, e em especial dos recursos hídricos. Foi possível observar que a área estuda sofrealterações na sua paisagem natural, principalmente por atividades agrícolas e de pecuária, através dosdados levandos pode-se afirmar que trechos das áreas de preservação permanente, que por lei e pela suaimportancia deveriam ser mantidos em suas condições naturais estão utilizados por usos inadequados,dentre eles para a pecuária, por área urbana, dentre outros. Espera-se com este trabalho demonstrar osferramentos do sensoriamento remoto para o auxílio na análise, planejamento e gestão dos recursosnaturais e das bacias hidrográficas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-16
Cómo citar
Cezar Criado, R., & Luís Piroli, E. (2012). GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO USO DA TERRA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS. REVISTA GEONORTE, 3(6), 1010–1021. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2003
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).