ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA RIBEIRÃO BONITO, APOIADA EM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO.

Autores

  • Juliana Marina Zanata
  • Edson Luis Piroli
  • Camila Cristina Miranda Delatorre
  • Gustavo Rodrigues Gimenes

Palavras-chave:

Uso e ocupação da terra, Áreas de Preservação Permanente, Geoprocessamento.

Resumo

Com o crescimento populacional e o consumo exacerbado, os recursos naturais são constantementeexplorados. As matas ciliares podem ser consideradas um dos recursos mais ameaçado e sujeito adegradação. No intuito de monitorar os problemas ambientais, os SIGs, aliados as técnicas degeoprocessamento, apresentam grande potencialidade. Estes permitem o acúmulo e manipulação degrande número de informações, bem como a representação cartográfica dessas variáveis, tornando-seessa técnica um excelente meio para analise do uso e ocupação das terras, no caso, nas Áreas dePreservação Permanente. O objetivo foi realizar o mapeamento das APPs da microbacia do RibeirãoBonito, e identificar os diferentes usos e ocupações nestas áreas. Através das técnicas degeoprocessamento os usos da terra, foram delimitados e mapeados. Foram utilizadas as imagens desatélite ALOS do sensor PRISM (2,5 m de resolução), cartas topográficas na escala de 1: 50.000. Parao processamento das imagens, foram utilizados os SIGs ArcGIS 9.3.1 e Idrisi Taiga. O produto finalresultou em mapas de uso da terra em APP, e de uso adequado e inadequado das terras, revelando opredomínio de condições adequadas de uso, porém com a presença de impactos ambientais, comoerosões e assoreamento dos rios e nascentes.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

Marina Zanata, J., Luis Piroli, E., Miranda Delatorre, C. C., & Rodrigues Gimenes, G. (2012). ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA RIBEIRÃO BONITO, APOIADA EM TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 1262–1272. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2185

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)