EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPLEXIDADE E DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Elizabeth da Conceição Santos

Palabras clave:

Educação Ambiental, Transversalidade, Pensamento Complexo.

Resumen

Os pressupostos que sustentam a Educação Ambiental necessitam de um novo paradigma paraenfrentamento da complexidade do mundo contemporâneo. Muito da busca de estabelecer e compreenderas conexões entre a Natureza e a Sociedade, base da questão ambiental, faz parte da história da Geografia,ciência complexa por princípio que, desde que se construiu como tal, se propôs a realizar a articulaçãoentre tais elementos. Entretanto, na prática, seguindo a linha positivista dominante àquela época, estatambém se fragmentou, perdendo parcialmente a capacidade de integrar saberes. A Transversalidadepressupõe ser um caminho para construção da Interdisciplinaridade na busca da concretização daTransdisciplinaridade. O reducionismo com que a Transversalidade é trabalhada no Ensino Básicoencontra justificativa na ausência da sua prática na formação de professores, frente ao isolamento em quese encontram os cursos de licenciaturas. A inserção da Educação Ambiental nos cursos de formação deprofessores pode permitir a prática da Transversalidade e, consequentemente um caminho para que acomplexidade da questão ambiental seja trabalhada efetivamente a partir de uma nova estruturaçãoacadêmica que impulsione um trabalho conjunto, não somente através de projetos de pesquisa ou deextensão, mas da propria organização curricular do ensino.

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Publicado

2012-11-16

Cómo citar

Conceição Santos, E. da. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPLEXIDADE E DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 161–170. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1932