EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPLEXIDADE E DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Keywords:
Educação Ambiental, Transversalidade, Pensamento Complexo.Abstract
Os pressupostos que sustentam a Educação Ambiental necessitam de um novo paradigma paraenfrentamento da complexidade do mundo contemporâneo. Muito da busca de estabelecer e compreenderas conexões entre a Natureza e a Sociedade, base da questão ambiental, faz parte da história da Geografia,ciência complexa por princípio que, desde que se construiu como tal, se propôs a realizar a articulaçãoentre tais elementos. Entretanto, na prática, seguindo a linha positivista dominante àquela época, estatambém se fragmentou, perdendo parcialmente a capacidade de integrar saberes. A Transversalidadepressupõe ser um caminho para construção da Interdisciplinaridade na busca da concretização daTransdisciplinaridade. O reducionismo com que a Transversalidade é trabalhada no Ensino Básicoencontra justificativa na ausência da sua prática na formação de professores, frente ao isolamento em quese encontram os cursos de licenciaturas. A inserção da Educação Ambiental nos cursos de formação deprofessores pode permitir a prática da Transversalidade e, consequentemente um caminho para que acomplexidade da questão ambiental seja trabalhada efetivamente a partir de uma nova estruturaçãoacadêmica que impulsione um trabalho conjunto, não somente através de projetos de pesquisa ou deextensão, mas da propria organização curricular do ensino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Conceição Santos, E. da. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPLEXIDADE E DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. REVISTA GEONORTE, 3(6), 161–170. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1932
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).