OCUPAÇÕES IRREGULARES EMÁREAS DE RISCO NA SEDE DO MUNICÍPIO DE PACARAIMA – RR
Palabras clave:
Desmatamento, processos erosivos, ocupação irregular.Resumen
A área urbana de Pacaraima tem passado por transformações provenientes da ação antropogênica que ocupa de forma irregular gradativamente áreas de risco, tidas como vulneráveis a destinação de moradias. Nesse sentido, a principal proposta deste trabalho corresponde à exposição e caracterização das localidades vulneráveis a ocupação antrópica na área urbana de Pacaraima-RR. Assim, foram aplicados procedimentos metodológicos em etapas diferenciadas: realização de pesquisas bibliográfica, cartográfica e de produtos de sensoriamento remoto; análises fotointerpretativas das imagens de satélite (Landsat 5/TM e CBERS 2 CCD/HCR) e trabalho de campo para verificação e mapeamento das áreas de risco, bem como aquisição dos pontos de controle em sistema de coordenadas UTM e registros fotográficos. Por meio da execução das etapas do trabalho foi possível identificar principais pontos de áreas de risco (Morro do Quiabo, bairro da “Balança”, Suapi e “anel viário”), e práticas (desmatamento, queimadas e feições erosivas lineares do tipo ravinas e voçorocas nos taludes dos morros e colinas) estes promovem mudanças significativas na paisagem atual. Contudo, tal quadro de informações pronunciam não só a vulnerabilidade da área estudada frente aos processos erosivos naturais acelerados mas também os impactos provenientes das ocupações irregulares que abrangem as áreas de risco.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-05
Cómo citar
Diniz Cunha, L., Beserra Neta, L. C., & Tavares Júnior, S. S. (2012). OCUPAÇÕES IRREGULARES EMÁREAS DE RISCO NA SEDE DO MUNICÍPIO DE PACARAIMA – RR. REVISTA GEONORTE, 3(4), 890–901. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1883
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).