INTERPRETANDO A PAISAGEM DA SERRA DO TEPEQUÉM A PARTIR DE METODOLOGIAS LÚDICAS

Autores

  • Elizabete Cruz do Nascimento
  • Luiza Câmara Beserra Neta

Palavras-chave:

Geografia, Paisagem, atividades Lúdicas, Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo reconhecer a importância e o significado do de paisagem assim como inserir este tema no ensino fundamental usando uma metodologia lúdica egeográfica é necessária para a construção e compreensão de conceitos pertinentes ao tema (paisagem, relevo, hidrografia, solo, vegetação e etc.). Os procedimentos metodológicos foram: atividades lúdicas, como jogos e dinâmicas, esses foram trabalhados individual e coletivamente com o intuito de criar relações sociais e ajudar acerca das tarefas. As atividades foram desenvolvidas no mês de outubro de 2011, na escola municipal de ensino fundamental Olavo Bilac, envolvendo os alunos da 5ª à 8ª série. As discussões acerca do tema provocou aprendizagem. Os alunos obtiveram percepção e fizeram uso destas nas demais atividades. O ambiente que o professor cria é primordial para que o aluno desperte o interesse pelo assunto e se sinta parte do processo. O uso de recursos visuais permitiu a obtenção do cognitivo. O conteúdo de paisagem foi bem aceito e compreendido pelos alunos. Ao termino das atividades foi possível constatar que houve aprendizagem significativa. A percepção agora já não é mais a mesma. Trabalhar conceitos a partir da vivência dos alunos facilitou a compreensão dos mesmos. As atividades lúdicas e a dinâmicas despertaram interesse nos alunos, permitiu a concentração, atenção, desenvolvimento do cognitivo, assim como uma aprendizagem prazerosa. Portanto a inserção de atividades diferenciadas e dinâmicas é necessária, principalmente quando se trata de ensino fundamental.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Cruz do Nascimento, E., & Beserra Neta, L. C. (2012). INTERPRETANDO A PAISAGEM DA SERRA DO TEPEQUÉM A PARTIR DE METODOLOGIAS LÚDICAS. REVISTA GEONORTE, 3(5), 576 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2109

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